Entenda o que é lockdown e outros termos da pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, algumas expressões novas surgiram e caíram no dia a dia da população. Contudo, nem todas são bem explicadas.

Nos últimos tempos, alguns termos foram bastante usados durante a pandemia para exemplificar os cuidados que as pessoas deveriam seguir. Contudo, algumas palavras vêm de fora e nem todos conseguem entender o que significam. Por isso, o DCI fez um guia com os principais termos da pandemia para explicar o que é cada um.

Por vezes, os termos podem ser confundidos e entendidos como sendo a mesma coisa, mas são diferentes.

 O que é lockdown?

Alemanha impõe lockdown
Imagem: reprodução /pixabay

É caracterizado pelo bloqueio total das entradas de determinada região. A medida pode ser adotada em âmbito municipal, estadual ou nacional. É uma medida extrema que os governos podem adotar em momentos de calamidade pública em que o confinamento total é a única saída.

Em 2020, algumas cidades e estados entraram em lockdown para tentar controlar a disseminação do coronavírus. Em São Paulo o lockdown foi discutido, mas não chegou a ser implementado.

Quarentena

Quarentena é uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas em busca de diminuir a disseminação do vírus. No Brasil, ela foi implementada todos os locais, mas determinada por cada município, sem determinação federal. A duração da quarentena varia de acordo com cada local.

Isolamento social

O isolamento social é o comportamento voluntário, ou não, que consiste em se afastar do contato com outras pessoas. O isolamento social não é necessariamente um termo da quarentena, outros fatores podem levar o individuo a se isolar. Contudo, nesse caso, durante a pandemia, as autoridades do país incentivaram o isolamento social para evitar o contato entre pessoas e a disseminação do vírus. No Brasil o conselho dos médicos e profissionais da saúde era que as pessoas ficassem apenas em casa, com suas famílias, saindo apenas para serviços essenciais.

Distanciamento social

O distanciamento é diferente do isolamento, quando o individuo se isola ele não tem contato nenhum com outras pessoas e só saí para atividades essenciais. No distanciamento, as pessoas podem sair, contudo, sem manter contato com terceiros. Além disso, algumas medidas devem ser tomadas também, como evitar aglomerações. No Brasil, o distanciamento social foi incentivado durante o tempo de pandemia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes