Foguete chinês descontrolado está prestes a cair na terra

Com 18 toneladas, este é um dos maiores itens em décadas a ter um mergulho não direcionado na atmosfera.

Os destroços de um foguete chinês descontrolado devem cair de volta para a Terra em uma reentrada descontrolada neste fim de semana. Com 18 toneladas, é um dos maiores itens em décadas a ter um mergulho não direcionado na atmosfera.

O foguete Long March 5B foi usado para enviar à órbita o módulo Tianhe, o primeiro da futura estação espacial chinesa. O lançamento ocorreu em 29 de abril e o estágio principal do foguete, que é descartado na subida, acabou saindo do controle.

Os EUA disseram na quinta-feira, dia 6 de maio, que estão observando o caminho do objeto, mas que até então não tinham planos de derrubá-lo. “Temos esperança de que ele cairá em um lugar onde não fará mal a ninguém”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. "Esperançosamente no oceano, ou em algum lugar assim."

Quando o foguete chinês vai cair na terra?

Vários especialistas em modelagem de detritos espaciais estão apontando para o final de sábado ou início de domingo como o momento provável de reentrada. No entanto, tais projeções são sempre altamente incertas.

Já a Agência Espacial Europeia previu uma "zona de risco" que abrange "qualquer porção da superfície da Terra entre cerca de 41,5 N e 41,5 S de latitude" - que inclui virtualmente todas as Américas ao sul de Nova York, toda a África e Austrália, partes de Ásia ao sul do Japão e Espanha, Portugal, Itália e Grécia na Europa.

Como assistir a queda do foguete?

Quer acompanhar onde o foguete chinês descontrolado vai cair? No Twitter, a Aerospace Corporation publica regularmente as previsões sobre o horário e local de reentrada do foguete.

Será possível acompanhar também o Clima ao Vivo e a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), juntamente com o Canal AstroNEOS, que realizarão uma transmissão ao vivo no momento previsto para reentrada, acompanhando a posição do foguete no mapa e as imagens captadas por câmeras em tempo real.

Assista ao vivo:

Foguete da SpaceX cai e explode após retornar à Terra

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes