Ministro francês defende banho de sol com topless

O ministro do Interior da França defendeu banhos de sol com topless depois que a polícia pediu a um grupo de mulheres em uma praia do Mediterrâneo para se cobrirem.

Três mulheres estavam em um banho de sol com topless na praia em Sainte-Marie-La-Mer, quando policiais as abordaram.  A reclamação veio de uma família que também estava no local.

Contudo, o incidente gerou uma grande reação pública contra os policiais. Apoiando as mulheres, o ministro francês Gérald Darmanin tuitou: “A liberdade é um bem precioso”.

Além disso, ele argumentou que foi errado pedir às mulheres que vestissem roupas, e que deveriam ser respeitadas.

 

Banho de sol com topless
Imagem: reprodução

Banho de sol com topless gera polêmica

De acordo com um comunicado de imprensa postado no Facebook pela polícia dos Pirineus Orientais, o incidente aconteceu na semana passada.

Dois policiais pediram a três mulheres na praia que cobrissem o peito, a pedido de uma família preocupada com as crianças presentes.

"Guiada pelo desejo de apaziguamento, a polícia perguntou às pessoas em questão se concordariam em cobrir o peito depois de explicarem o motivo de sua abordagem", argumentaram no comunicado.

Ainda de acordo com o perfil, “nenhuma ordem municipal proíbe essa prática em Sainte-Marie-la-Mer".

A ação dos policiais gerou uma onda de críticas online. Alguns questionaram essa onda de "pudor" que varreu a França. Contudo, outros questionaram se o banho de sol em topless agora estava proibido.

 

Autoridades se pronunciam

A porta-voz da polícia, tenente-coronel Maddy Scheurer, culpou a "falta de jeito" dos policiais pelo incidente. "Você sempre me verá de uniforme", escreveu ela, "mas a prática do topless é autorizada na praia de Sainte-Marie-la-Mer".

Embora o ministro afirme que foi um erro solicitar as mulheres para se cobrirem, ele disse que é "normal que o governo reconheça seus erros".

Não é ilegal tomar banho de sol em topless na França, embora as autoridades locais possam proibir a prática com diretrizes sobre roupas.

Uma pesquisa do site VieHealthy em 2019 mostrou que atualmente a prática é menos comum na França em comparação com alguns anos atrás. Além disso, o topless é mais comum em outros países europeus.

De acordo com a pesquisa, 22% das mulheres francesas questionadas confirmaram tomar banho de sol de topless. Já na Espanha, o número foi  de 48% e 34% na Alemanha.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes