Mundo

Holanda inicia campanha de vacinação contra a covid-19

País campanha de vacinação contra a covid-19 quase duas semanas depois da maioria das outras nações da UE.

Escrito por

A Holanda inicia campanha de vacinação contra a covid-19 quase duas semanas depois da maioria das outras nações da UE.

No país, os primeiros a receberem a vacina são as equipes de enfermagem e funcionários da linha de frente em hospitais.

Sanna Elkadiri, uma enfermeira de uma casa de repouso para pessoas com demência, foi a primeira a receber uma injeção da vacina Pfizer-BioNTech em um centro de vacinação em massa em Veghel, sudeste da capital Amsterdã.

O governo holandês sofreu críticas ferozes por seu início tardio da vacinação. 

O primeiro-ministro Mark Rutte disse aos legisladores em um debate na terça-feira (5) que as autoridades concentraram os preparativos para receber a vacina da Universidade de Oxford. Contudo, ela ainda não recebeu liberação para uso na UE. 

Assim, os preparativos para a começar a vacinação com a Pfizer levaram um pouco mais de tempo.

 

Imagem: reprodução q pexels

Holanda inicia campanha de vacinação

“Finalmente, após 10 meses, hoje estamos começando a acabar com esta crise", disse o ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge. 

Mas ele também avisou que "vai demorar um pouco para deixar todos esses acontecimentos para trás”.

A vacina Pfizer-BioNTech, que requer armazenamento ultrafrio antes de ser usada, é a única vacina aprovada até agora pela Agência Europeia de Medicamentos. 

Contudo, nesta quarta-feira, a agência também deu sinal verde para mais uma vacina contra o coronavírus feita pela Moderna. Agora, falta a UE aprovar.

 

Coronavírus na Holanda

De acordo com as autoridades de saúde, eles planejam vacinar no máximo 66.000 profissionais de saúde por semana a partir de 18 de janeiro.

A Holanda está em um bloqueio severo de cinco semanas imposto quando as taxas de infecção aumentaram em todo o país. Nos últimos dias, essas taxas caíram. Mas o instituto de saúde pública do país disse que o bloqueio ainda não produziu um efeito claro sobre o número de contaminações.

Quase 12.000 pessoas morreram de covid-19 na Holanda desde o início da pandemia. Contudo, na realidade este número pode ser ainda maior visto que nem todas as pessoas que morreram com os sintomas fizeram testes.

Última modificação em 28/07/2022 07:31

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por