Incêndios nos EUA: fumaça se espalha para Nova York e Washington

Fumaças dos incêndios nos EUA chegaram às cidades de Nova York e Washington. De acordo com as classificações globais, as cidades estão experimentando um dos ambientes mais prejudiciais à saúde do planeta.

As fumaças dos incêndios nos EUA estão afetando diversas cidades no país. 

Agora, a fumaça dos incêndios florestais que assolam grande parte da Costa Oeste se espalhou para o leste do país, lançando uma névoa sobre Nova York e Washington DC.

As chamas queimaram vastas áreas de terra e mataram pelo menos 36 pessoas desde o início de agosto.

Bem como causaram parte do ar mais prejudicial à saúde do planeta em vários estados ocidentais.

De acordo com os cientistas, a fumaça na Costa Leste era tão alta que não afetaria a qualidade do ar.

Contudo, imagens de satélite mostraram a fumaça sendo carregada para a Costa Leste pela corrente de jato - uma zona estreita de ventos de alta velocidade - através do Meio-Atlântico.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Nova York disse que a fumaça passando sobre o estado estava a 7.620 metros de altura na terça-feira.

“Se você olhou para o céu hoje, pode ter visto uma coloração amarelada ou marrom. Você estava vendo a fumaça dos incêndios”, disse o NWS no Twitter.

Já em Washington DC, a fumaça era de cerca de 8 mil metros sobre o nível do solo. Bem como chegou a obscurecer o sol.

 

Incêndios nos eua
Imagem: reprodução / mount wilson observatory

Incêndios nos EUA: O que está acontecendo na Costa Oeste?

Dezenas de incêndios florestais ocorreram em vastas áreas de terra na Costa Oeste desde o início de agosto. Os ventos fortes e a baixa umidade têm dificultado os esforços para manter as chamas sob controle.

De acordo com classificações globais de qualidade do ar, os estados de Oregon, Washington e Califórnia estão experimentando um dos ambientes mais prejudiciais à saúde do planeta.

Além disso, a má qualidade do ar forçou algumas empresas a fecharem, voos foram paralisados ​​e serviços suspensos como a coleta de lixo em algumas comunidades.

"Tudo está coberto de cinzas", disse o residente da Califórnia Twana James à agência de notícias Associated Press. "É difícil respirar”.

Em algumas partes do Oregon, a qualidade do ar tem sido tão perigosa que ultrapassou a escala do Índice de Qualidade do Ar do estado.

O congressista do Oregon, Peter DeFazio, disse que a Casa Branca aprovou na terça-feira um pedido do governador do estado para declarar um "grande desastre" por causa dos incêndios.

Contudo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou o mau manejo florestal pelos incêndios.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse esta semana que os incêndios florestais mostraram que o debate sobre a mudança climática "acabou".

Mas em uma visita ao estado, Trump descartou as preocupações sobre as mudanças climáticas, dizendo "vai começar a esfriar, basta assistir".

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes