Mais infecções como o coronavírus vão surgir, diz pesquisadora de Oxford

Acredita-se que o aumento da densidade populacional, das viagens internacionais e o desmatamento estão impulsionando a disseminação das infecções de animais para humanos.

Mais infecções como o coronavírus vão surgir em um futuro próximo, disse a professora Sarah Gilbert, cientista que lidera os estudos da vacina do covid-19 da Universidade de Oxford.

De acordo com a professora, há um risco crescente de surtos de doenças se espalhando de animais para pessoas.

Segundo Sarah Gilbert, a atividade humana está aumentando essa ameaça. Porém, esse risco não deve diminuir no futuro, à medida que os efeitos da globalização continuam.

 

Infecções como o coronavírus
Imagem: reprodução / syaibatul hamdi

Infecções como o coronavírus se espalharão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de um bilhão de casos de doenças e milhões de mortes ocorrem todos os anos por zoonose ou doenças zoonóticas.

Enquanto isso, 60% das doenças infecciosas emergentes relatadas em todo o mundo passaram de animais para humanos.

“Maior densidade populacional, viagens, desmatamento - todas essas coisas tornam mais provável que esses surtos aconteçam e então algo se espalhe”, disse Gilbert. Bem como acrescentou: "Por causa da maneira como as coisas estão acontecendo no mundo, é mais provável que tenhamos infecções como o coronavírus causando mais surtos no futuro".

A maioria dos pesquisadores acredita que o covid-19 surgiu em morcegos e infectou humanos por meio de outro animal, provavelmente em um mercado em Wuhan, China.

Além disso, outras doenças mortais como o Ebola, Sars e o vírus do Nilo Ocidental também se originaram em animais.

 

Infecções como o coronavírus
Imagem: reprodução / willfried wende

Vacina de Oxford

O projeto de Oxford está aguardando os resultados dos testes da fase três de sua vacina e, se um alto nível de eficácia for comprovado, a equipe espera que ela esteja disponível no final do ano.

A parceira farmacêutica da Oxford no projeto, a AstraZeneca, se comprometeu a produzir dois bilhões de doses até o próximo verão.

A vacina está sendo testada em dezenas de milhares de voluntários no Reino Unido, África do Sul, Brasil e Estados Unidos.

Além disso, outras vacinas em desenvolvimento entraram no mesmo estágio. Segundo a professora Gilbert, há uma "chance muito boa" de que algumas se mostrem eficazes.

"Vimos bons níveis de anticorpos neutralizantes, estamos vendo fortes respostas das células T de alguns deles. Se isso funcionar, outras vacinas também funcionarão. Esperamos que várias vacinas surjam", disse ela.

Fonte Mirror
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes