Joe Biden promete unificar o país em discurso de vitória

Joe Biden disse que é “hora de curar” os EUA em seu primeiro discurso como presidente eleito, jurando “não dividir, mas unificar” o país.

Em seu primeiro discurso após a vitória nas eleições dos EUA, Joe Biden promete unificar o país.

"Vamos dar uma chance um ao outro", disse ele em um evento em Delaware, dirigindo-se aos que não votaram nele.

Biden derrotou o atual presidente Donald Trump após uma contagem de votos acirrada na eleição de terça-feira.

Contudo, Trump ainda não cedeu e não falou publicamente desde que sua derrota foi anunciada enquanto ele jogava golfe.

Assim, o resultado faz de Trump o primeiro presidente com mandato único desde os anos 1990. Sua campanha gerou uma enxurrada de processos em vários estados, mas as autoridades eleitorais dizem que não há evidências de que os votos foram fraudados contra ele, como ele alegou.

As celebrações espontâneas irromperam nas principais cidades depois que os meios de comunicação anunciaram a vitória de Biden no sábado. Além disso, apoiadores desapontados de Trump se manifestaram em algumas cidades, mas não houve relatos de incidentes violentos.

 

Joe biden promete unificar o país
Imagem: reprodução / getty images

Joe Biden promete unificar o país.

Dirigindo-se aos apoiadores em um estacionamento em sua cidade natal, Wilmington, Biden disse: "Prometo ser um presidente que busca não dividir, mas unificar; que não vê estados vermelhos e estados azuis, só vê os Estados Unidos".

Biden - que conquistou mais de 74 milhões de votos até agora, o maior número de todos os tempos para um candidato à presidência dos EUA - elogiou o apoio "diversificado" que obteve durante a campanha e agradeceu aos eleitores afro-americanos em particular.

Mas ele também alcançou os apoiadores de Trump diretamente.

"É hora de colocar de lado a retórica dura, diminuir a temperatura, nos vermos novamente, nos ouvirmos novamente", disse Biden, sem mencionar seu rival na eleição. "E para progredir, temos que parar de tratar nossos oponentes como inimigos".

 

Harris: 'Você escolheu esperança e união'

Biden foi apresentado por sua companheira de chapa, Kamala Harris.

Ela  será a primeira mulher negra vice-presidente quando assumir o cargo, após um ano de protestos nacionais sobre a questão da injustiça racial.

Harris prestou homenagem à sua falecida mãe, uma imigrante indiana nos Estados Unidos, e às outras gerações de mulheres negras, asiáticas, brancas, latinas e nativas que "abriram o caminho para este momento esta noite".

"Embora eu possa ser a primeira mulher neste escritório, não serei a última", acrescentou ela.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes