Lembra? Último eclipse solar total no Brasil foi em 1994

Próximo evento será em 2045

Em uma manhã do século passado, os brasileiros pararam para assistir um dos eventos mais curiosos no céu: um eclipse solar total. Em 1994, o evento pôde ser assistido no país, e apesar de um novo acontecimento em 2024, quem mora no Brasil terá que esperar longos anos para assistir o fenômeno de novo.

>> Como assistir ao Eclipse solar total no dia 8 de abril e horário

Quando foi o último eclipse solar total no Brasil?

O eclipse solar total, que transforma o dia em noite, aconteceu no Brasil na manhã do dia 03 de novembro de 1994, ou seja, há 30 anos. Foram 4 minutos em que uma uma gigantesca sombra cobria o sol.

Eclipse solar total
Foto: rede globo

Naquele ano, o evento começou no leste do oceano Pacífico, passou pelo sul do Peru, norte do Chile, partes da Argentina, Paraguai, atravessou o sul do Brasil até p oceano Atlântico, próximo do continente africano.

Os estados de Santa Catarina e Paraná tiveram a melhor visibilidade. A primeira cidade brasileira dentro da faixa de totalidade foi Foz do Iguaçu (PR). Em São Paulo, as pessoas só puderam observar smenos de 85% do sol tampado pela Lua.

O próximo fenômeno já tem data para acontecer, mas em uma data um tanto distante: somente em 8 de abril de 2045. Isso significa que os brasileiros só voltarão a ver um eclipse solar total 51 anos depois do último evento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes