Louise Glück ganha Prêmio Nobel de Literatura 2020

A poetisa norte-americana Louise Glück ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2020.

A poetisa norte-americana Louise Glück ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2020.

Glück tem o reconhecimento pela "beleza austera" de seu trabalho, disse a Academia Sueca, que supervisiona o prestigioso prêmio.

O prêmio Nobel da Literatura é para quem "produziu no campo da literatura a obra com mais destaque em uma direção ideal".

Contudo, a escolha do romancista austríaco Peter Handke no ano passado gerou muitas críticas .

Afinal, Handke foi um conhecido apoiador dos sérvios durante a guerra iugoslava dos anos 1990 e falou no funeral do ex-líder sérvio Slobodan Milosevic, acusado de genocídio e outros crimes de guerra.

Prêmio Nobel de Literatura 2020

Louise Glück, nascida em 1943 em Nova York, fez sua estreia em 1968 com Firstborn e foi rapidamente reconhecida como uma das poetisas mais importantes da literatura americana contemporânea. 

Além disso, ela publicou doze coleções e alguns volumes de ensaios sobre poesia. “Suas obras tem a característica da preocupação com a clareza. A infância e a vida familiar, a estreita relação com os pais e os irmãos e irmãs, é um tema que permaneceu no centro dela”, declarou a Academia. 

Atualmente, Louise Glück é professora de inglês na Yale University. De acordo com a Academia, a poetisa ficou "surpresa" quando recebeu o telefonema.

 

Edição especial do Nobel

Por conta do coronavírus, a cerimônia de premiação com os vencedores na edição 2020  não é aberta pela primeira vez desde 1944.

Assim, alguns críticos questionam se 2020 seria o ano das mulheres no prêmio Nobel. Com três ganhadores do Prêmio Nobel de Ciência e do Prêmio Nobel de Literatura, esta temporada está a caminho de quebrar o recorde de mulheres laureadas (cinco em 2009).

Contudo, ainda espera-se o resultado do Nobel da Paz na sexta-feira (09) e da economia na segunda (12). Assim, a lista de mulheres vencedoras dessa edição poderá aumentar.

Fonte Le Monde BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes