Mundo

Mulher é ferida por baleia jubarte em ponto turístico australiano

Uma mulher sofreu ferimentos graves depois de ser atingida enquanto nadava com baleias jubarte na costa da Austrália Ocidental.

Escrito por

Neste último sábado (29), uma australiana, 29 anos, foi ferida por uma baleia jubarte enquanto estava com um grupo de turistas no popular recife de Ningaloo. 

Segundo os paramédicos da ambulância, ela teria sofrido fraturas nas costelas e sangramento interno. Além disso, ela também teve ferimentos na parte superior do tronco "devido à queda".

Após o acidente, ela foi tratada na cidade de Exmouth antes de ser levada de avião para um hospital em Perth. O hospital anunciou nesta segunda-feira que ela está em uma "condição séria, mas estável".

De acordo com a BBC, relatos não confirmados disseram que a mulher estava presa entre dois dos mamíferos gigantes, que podem crescer até 19 metros.

Segundo a polícia da Austrália Ocidental, outros participantes do passeio de snorkel testemunharam o incidente, mas não sofreram ferimentos. O grupo de excursão estava a poucas centenas de metros da costa quando isso aconteceu.

 

©andrew bain

Nado com baleia jubarte é atração turística da região

A natação com baleias jubarte está sendo testada por cinco anos na região, monitorada pelo Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações (DBCA).

Atualmente, quinze operadores turísticos são licenciados para levar grupos para nadarem com as baleias. Contudo, todos os nadadores recebem orientações e são aconselhados a ficarem a pelo menos 15 metros dos animais.

De acordo com DBCA, eles estão "trabalhando em estreita colaboração com a indústria e o operador turístico envolvido para entender como o incidente ocorreu". Também afirmaram que nadar com baleia jubarte envolve "algum risco inerente".

Segundo os registros, quase 10.000 participantes nadaram com baleias jubarte desde o início em 2016, e não houveram incidentes anteriores com ferimentos graves.

A Austrália Ocidental abriga a maior população conhecida de baleias jubarte, que normalmente são consideradas seguras para nadar, apesar de seu tamanho. Neste momento, as fronteiras da região estão fechadas para visitantes internacionais e interestaduais, como parte dos esforços para impedir o coronavírus.

Última modificação em 29/07/2022 11:23

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por