Mulher mais velha do mundo, Kane Tanaka morre aos 119 anos

Ela sobreviveu duas vezes ao câncer e viveu uma infinidade de eventos históricos, sobrevivendo a duas guerras mundiais e à gripe espanhola de 1918 – bem como à pandemia de Covid-19.

Kane Tanaka, a mulher mais velha do mundo, morreu no Japão aos 119 anos, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país.

Tanaka, que nasceu em 2 de janeiro de 1903, morreu em 19 de abril, disse o ministério.

Quem foi Kane Tanaka, mulher mais velha do mundo

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903, na região sudoeste de Fukuoka, no Japão, no mesmo ano em que os irmãos Wright voaram pela primeira vez e Marie Curie se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.

Ela sobreviveu duas vezes ao câncer e viveu uma infinidade de eventos históricos, sobrevivendo a duas guerras mundiais e à gripe espanhola de 1918 – bem como à pandemia de Covid-19.

Tanaka estava com uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, resolver problemas de matemática, refrigerante e chocolate.

Em seus anos mais jovens, Tanaka administrou vários negócios, incluindo uma loja de macarrão e uma loja de bolo de arroz. Ela se casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, dando à luz quatro filhos e adotando um quinto.

Quando o Guinness World Records a reconheceu como a pessoa mais velha viva em 2019, ela foi questionada sobre qual foi o momento mais feliz de sua vida. A resposta dela: "Agora".

Sua rotina diária foi descrita na época como incluindo um despertar às 6h e tardes gastas estudando matemática e praticando caligrafia.

"Um dos passatempos favoritos de Kane é um jogo de Otelo e ela se tornou uma especialista no clássico jogo de tabuleiro, muitas vezes derrotando os funcionários das casas de repouso", disse Guinness.

O governador local Seitaro Hattori elogiou a vida de Tanaka depois que ela morreu em 19 de abril.

"Eu estava ansioso para ver Kane-san no Dia do Respeito aos Idosos deste ano (feriado nacional em setembro) e comemorar junto com seu refrigerante e chocolate favoritos", disse ele em comunicado na segunda-feira.

O Japão tem a população mais idosa do mundo, segundo dados do Banco Mundial, com cerca de 28% com 65 anos ou mais.

A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.

Leia também:

10 mulheres mais ricas do mundo em 2022, segundo a Forbers

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes