Nasa registra passagem da lua na frente do sol

Uma nova imagem divulgada pela Nasa mostra a passagem da Lua na frente do sol. O evento foi captado pelo satélite e pela nave espacial da Nasa em 16 de outubro.

Uma imagem da passagem da lua na frente do sol foi capturada pela Nasa.

O evento foi visto em 16 de outubro enquanto o Solar Dynamics Observatory (SDO) da Nasa observava o sol.

Essa travessia no espaço, que a Nasa chamou de trânsito lunar, durou cerca de 50 minutos. "No pico, a Lua cobria cerca de 44% do Sol", afirmou  a agência espacial.

A Nasa também disse que a Lua cobriu "dois dos sensores de orientação fina da espaçonave - fazendo com que sua visão do Sol tremesse levemente". O SDO "recuperou sua visão estável logo após o término do trânsito".

A espaçonave SDO "capturou essas imagens em um comprimento de onda de luz ultravioleta extrema. Este tipo de luz é invisível aos olhos humanos", acrescentou a Nasa.

 

Registro da passagem da lua na frente do sol pela SDO

O Solar Dynamics Observatory (SDO) é o primeiro satélite do programa Living with a Star (LWS) da Nasa. 

A espaçonave está sendo projetada para voar por cinco anos e ajudar os cientistas a entender a influência do Sol na Terra e no espaço. Dessa forma, "estudando a atmosfera solar em pequenas escalas de espaço e tempo e em muitos comprimentos de onda simultaneamente".

Lançado em 2010, o SDO foi implantado para olhar mais de perto o Sol, que dizem ser a fonte de todo o Clima Espacial que afeta não apenas as vidas na Terra, mas a própria Terra e tudo fora de sua atmosfera, de acordo com a Nasa.

O SDO também ajuda astrônomos e cientistas a entender "de onde vem a energia do Sol, como funciona seu interior e como ocorre o amarzenamento e liberação dessa energia na atmosfera".

 

Trânsito lunar

Um trânsito lunar ocorre quando a Lua passa entre o SDO e o Sol (ou qualquer outro objeto celestial) - bloqueando a visão do satélite. Durante um trânsito, a lua parece muito menor.

O SDO testemunha vários trânsitos lunares todos os anos.

Além disso, existem três tipos de trânsitos lunares - o primeiro ocorre quando a Lua passa pelo meridiano principal local; segundo, quando passa na frente do sol; terceiro, quando passa por outros planetas e corpos celestes .

Fonte India Today
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes