Nova Zelândia declara emergência climática

Nova Zelândia declara emergência climática de forma simbólica. De acordo com o governo, o setor público do país precisará ser neutro em carbono até 2025 em um “compromisso com a liderança na mudança climática”.

Nova Zelândia declara emergência climática nesta quarta-feira (2). Este é um passo simbólico que reconhece as previsões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de aquecimento global substancial se as emissões não diminuírem.

Junto com a declaração, a Nova Zelândia anunciou que exigirá que seu setor público se torne neutro em carbono até 2025. Assim, as agências governamentais precisarão medir, relatar e compensar as emissões.

"O setor público precisa ser e será um exemplo que define o padrão que todos precisamos alcançar até 2050", disse a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ao parlamento em Wellington. 

 

Nova zelândia declara emergência climática
Imagem: reprodução / pexels

Nova Zelândia declara emergência climática simbólica

"Esta é uma declaração da ciência", disse Ardern, acrescentando que a mudança é "um reconhecimento da próxima geração ... do fardo que carregarão se não agirmos agora".

O programa de descarbonização da Nova Zelândia tem o apoio de um fundo estadual de NZ $ 200 milhões. Dentre os objetivos do programa está a eliminação do carvão.  

De acordo com a Radio New Zealand, esta é uma exigência para que as agências governamentais usem veículos elétricos. Bem como os edifícios públicos sejam sustentáveis e sigam um “padrão verde”.

Contudo, declarar uma emergência climática vem sem novos poderes estatutários ou investimento em dinheiro. Assim, isso torna a mudança puramente simbólica.

Outros 32 países, incluindo Japão, Canadá, França e Reino Unido, já declararam emergência climática. Isso indica que os governos reconhecem as mudanças climáticas como uma ameaça existencial que requer uma ação urgente em resposta.  

Além disso, cientistas e ativistas climáticos continuam a alertar que não está sendo feito o suficiente pelos governos para cumprir a meta do Acordo de Paris de reduzir as emissões para manter os níveis de temperatura global em 2º graus dos níveis pré-industriais.

Fonte DW
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes