Tribunal da Irlanda decide que pão do sanduíche do Subway não é legalmente pão

Segundo o Tribunal da Irlandês, o pão do sanduíche do Subway foi considerado muito açucarado para atender à definição legal de pão.

De acordo com a Suprema Corte da Irlanda, o pão do sanduíche do Subway não se enquadra na definição legal de “pão”. O motivo é o teor de açúcar que ele contém.

Quem levou o caso ao tribunal foi o franqueado Subway Bookfinders. A franquia alegou que o pão era da categoria "alimento básico". Assim, na Irlanda, este pão estaria isento de imposto sobre valor agregado (IVA). 

Ao colocar seu pão na categoria de “alimento básico”, o Subway, na verdade, estava economizando um bom dinheiro. 

O Supremo Tribunal Irlandês disse que o teor de açúcar no pão é excessivo. Sendo, até mesmo, cinco vezes maior do que o previsto na Lei do Imposto sobre Valor Agregado da Irlanda de 1972.

Portanto, ele não atende a definição legal de pão e não pode ser um alimento básico.

“O argumento depende da aceitação da alegação anterior de que o sanduíche aquecido do Subway contém 'pão' conforme definido. Portanto, pode ser considerado alimento para os fins da Segunda Tabela ao invés de confeitaria.  Porém, esse argumento sofreu rejeição e é falho", disse o tribunal em seu julgamento oficial.

 

Pão do sanduíche do subway
Imagem: reprodução / pixabay

“Pão do sanduíche do Subway não é pão”

De acordo com a Lei do Imposto de 1972, o açúcar em um produto de panificação não deve ser superior a 2% do peso total da farinha na massa. 

A massa do Subway em todas as opções de pão contém cerca de 10% de açúcar.

De acordo com o Independent na Irlanda , o caso surgiu pela primeira vez pelos Bookfinders de uma decisão de 2006 da Revenue Commissioners que se recusou a reembolsar os pagamentos do IVA efetuados entre o início de 2004 e o final de 2005. 

Os Bookfinders alegaram que tinha direito a um reembolso pelos motivos que o IVA deveria ter sido de 0% porque se qualificou como um alimento básico.

O juiz Donal O'Donnell na decisão da Suprema Corte da Irlanda disse que a definição de "pão" foi originalmente feita para fazer uma distinção entre o amido em outros produtos assados. Por exemplo, biscoitos, bolo ou brownies, que contém açúcares e, portanto, não são saudáveis ​​o suficiente para serem alimentos essenciais.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes