Papa Francisco se torna o 1° chefe católico a visitar o Iraque

O pontífice chegou ao país na sexta-feira (5) e deve ter uma estadia no local de quatro dias.

O Papa Francisco chegou ao Iraque na sexta-feira para uma viagem de quatro dias. Essa é a primeira vez que um chefe da Igreja Católica vai ao país de maioria muçulmana. Os dois papas que antecederam Francisco, Bento 16 e João Paulo 2º, tentaram organizar viagens à nação iraquiana, contudo, não conseguiram concretiza-las por conta das dificuldades de negociação com o governo do Iraque e conflitos vigentes no local. Ao chegar ao país, Papa Francisco considerou a nação como terra mártir, devido aos conflitos que seu povo vem passando por décadas.

Segurança da visita de Papa Francisco ao Iraque

Embora não goste de andar com muitos seguranças e prefira se locomover em carros pequenos, o Papa teve que aceitar andar em um carro blindado e contar com o suporte de 10 mil policiais. O próprio governo iraquiano disponibilizou os militares de sua força para garantir a proteção do líder religioso durante sua estadia no país. Embora o Iraque tenha sido vitima de ataques recentemente, a nação está passando por um momento de relativa paz. Na última quarta-feira (3), dez foguetes foram lançados contra uma base aérea que hospeda forças dos Estados Unidos. O ocorrido levantou dúvidas se o Papa manteria a viagem. Contudo, o pontífice reafirmou que iria ao país.

Compromissos no país

Papa iraque
O papa francisco participou de um encontro inter-religioso - foto: reprodução vatican news

Ao chegar na sexta-feira, o Papa teve um encontro com o presidente do Iraque, Barham Salih, no qual foi recebido com tapete vermelho e revoada de pombos. Fiéis também o aguardavam no aeroporto e fizeram uma recepção calorosa. Depois o pontífice fez um discurso no palácio presidencial. Seu maior apelo foi para que o país pudesse dar uma chance aos pacificadores. Ele também pediu para que os líderes políticos pregassem a paz e “as armas se calassem”.

“Iraque sofreu os efeitos desastrosos das guerras, o flagelo do terrorismo e os conflitos sectários muitas vezes baseado em um fundamentalismo incapaz de aceitar a coexistência pacífica de diferentes grupos étnicos e religiosos", disse Francisco.

O Papa também fez uma visita a uma Igreja, onde em 2010, terroristas do grupo Al-Qaeda assassinaram brutalmente mais de 50 cristãos. Francisco afirmou que as pessoas ali perderam a vida “por sua fidelidade ao Senhor e à Igreja”, as vitimas devem se tornar mártires.

Hoje (6), o pontífice se encontrou com o principal clérigo muçulmano xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali Al-Sistani. Embora o líder raramente receba visitas, abriu uma exceção para o Papa. O compromisso aconteceu na cidade de Najaf, solo sagrado para os xiitas.

Papa iraque
Grande aiatolá ali al-sistani com o papa francisco no sábado (foto: reprodução vatican news)

Covid-19 Iraque

Um dos motivos que poderiam ter impedido a visita do Papa ao território no Oriente Médio é a pandemia da COVID-19. Segundo informações da Folha de São Paulo, embora o país esteja em meio à alta de casos da doença, o porta-voz do Papa afirmou que não haveria muito perigo, pois a população iraquiana é jovem e citou que haveriam medidas de segurança para evitar aglomerações e contágio pelo vírus. O Papa já tomou a vacina contra a COVID-19 também.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o Iraque passa por um momento de alta de casos da nova doença. Nesta quinta-feira (4), foi registrado que a média móvel de novos casos é de 4.233,1 no país.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes