Coreia do Norte lança alerta sobre “poeira amarela" que vem da China

Coreia do Norte teme que a poeira que provém dos desertos da Mongólia e da China “traga” o coronavírus e lança alerta aos cidadãos.

Um aviso sobre uma “poeira amarela" que vem da China deixaram os coreanos preocupados.

A Coreia do Norte alertou seus cidadãos para ficarem em casa. Pois teme que a poeira que sopra da China possa trazer o coronavírus com ela.

A Televisão Central Coreana (KCTV), controlada pelo estado, transmitiu segmentos meteorológicos especiais na quarta-feira (21), alertando sobre um influxo de poeira no dia seguinte.

Contudo, essa poeira amarela refere-se à areia dos desertos da Mongólia e da China que atinge a Coreia do Norte e do Sul em certas épocas do ano.

Em alguns locais, os cidadãos foram instruídos a não sair de casa e também a usar máscara. Mas não há nenhuma ligação conhecida entre as nuvens de poeira sazonais e a covid-19.

A poeira saiu da península coreana na sexta-feira e a previsão era que continuasse assim no fim de semana.

 

Poeira amarela
Imagem: reprodução / unsplash

Poeira amarela da China

A mídia estatal norte-coreana argumentou que a pesquisa que liga o coronavírus à transmissão aerotransportada significa que se "deve levar a sério o fluxo de entrada de poeira amarela", informou o site de notícias especializado NK News.

Porém, o Centro de Controle de Doenças dos EUA disse que o coronavírus pode permanecer suspenso no ar “por horas”. No entanto, também diz que é extremamente raro alguém ser infectado dessa forma - especialmente ao ar livre.

A principal forma das pessoas serem infectadas é quando ficam perto de alguém que está infectado, que tosse, espirra ou fala, espalhando o vírus por meio de gotículas.

A mídia na vizinha Coreia do Sul também rejeitou a sugestão de que a poeira amarela da China poderia espalhar a covid-19 para o Norte, considerando-a impossível.

Apesar de afirmar que o país não tem casos de coronavírus, há temores profundos sobre a covid-19 na Coréia do Norte. Além disso, o líder Kim Jong-un tem realizado reuniões de alto nível para garantir que as restrições rígidas continuem em vigor.

Contudo, analistas disseram que é altamente improvável que a Coreia do Norte não tenha experimentado nenhum caso de coronavírus.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes