Polônia neutraliza bomba com data da Segunda Guerra Mundial

Artefato da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrado na Polônia. Com isso, a marinha polonesa mobilizou uma operação para neutralizar a bomba.

Na última segunda-feira, 12, a Polônia neutralizou uma bomba com data da Segunda Guerra Mundial. De acordo com Marinha polonesa, eles descobriram o artefato no noroeste do país, sendo o maiorjá encontrado até então.

Desse modo, um grupo de mergulhadores poloneses especialistas em desminagem foram responsáveis por neutralizar a bomba no país europeu. Segundo o comunicado oficial de Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8º flotilha de defesa costeira polonesa, a bomba teria sido disparada em 1945 por um avião britânico.

Assim, a bomba que recebeu o apelido de “Tallboy” possuía mais de cinco toneladas e poderia provocar um pequeno terremoto. Com isso, a Polônia neutralizou a bomba, embora o plano inicial de desativá-la não tenha ocorrido. Desse modo, a operação foi um sucesso e o artefato, por sua vez, acabou sendo detonado.

 

Entenda como a Polônia neutralizou a bomba

Polônia neutraliza bomba
Imagem: reprodução/ reuters

Devido a questões de segurança, as equipes da Polônia para neutralizar a bomba, descartaram a hipótese de detonação da "Tallboy". Isso porque a bomba de cinco toneladas estava no fundo de um canal de navegação à 12 metros de profundidade.

Além disso, a operação exigia cautela, uma vez que a bomba possuía o tamanho de seis metros de comprimento com 2,4 toneladas de explosivos, o equivalente a 3,6 toneladas de dinamite.

Outro fator que influenciou o descarte da opção foi que o engenho ficava próximo às zonas residenciais e de infraestruturas importantes em terra. Assim, a operação precisou evacuar cerca de 750 pessoas que moravam em um perímetro de 2,5 quilómetros do canal e o trafego marítimo precisou foi suspenso.

Desse modo, os especialistas escolheram o procedimento de deflação. Este, por sua vez, consiste em uma combustão da carga explosiva e uma temperatura abaixo do limiar de detonação. Com isso, a operação inédita durou 5 dias e foi concluída com sucesso, de modo que a Polônia neutralizou a bomba.

Todavia, o plano inicial de deflagração não deu certo. Segundo Lewandowski, "o processo de deflagração se transformou em detonação".

Isso porque durante a desativação,  a bomba explodiu dentro de água. No entanto, não houve riscos ou danos sequer para os mergulhadores que participaram da operação, na qual a Polônia neutralizou a bomba.

 

A bomba da Segunda Guerra Mundial

Polônia neutraliza bomba
Imagem: reprodução/ reuters

A  "Tallboy" foi encontrada em Swinoujscie, Polónia. Para quem não sabe, o Swinoujscie foi uma das bases mais importantes da Marinha alemã no Báltico durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Assim, segundo o historiador Piotr Laskowski, a bomba foi lançada em abril de 1945 por um avião britânico, durante um ataque a um contratorpedeiro alemão. De acordo com dados históricos, a Real Força Aérea (RAF) enviou 18 bombardeiros em 16 de abril de 1945 para a base alemã.

O lançamento das bombas ocorreu pela Lancaster da Divisão 617, que estava na época a 225 km de Londres e tinha como destino a Swinoujscie, onde estava o cruzeiro alemão "Lützow". Ao todo, os britânicos dispararam doze bombas Tallboy contra o cruzeiro, entre elas, essa que foi descoberta recentemente. 

Com isso, no dia 12 de outubro desse ano, a Polônia neutralizou a bomba, que por sua vez, ficou conhecida como uma das maiores disparadas durante a Segunda Guerra Mundial no país, promovendo uma operação inédita.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes