Presidente da Samsung, Lee Kun-hee, morre aos 78 anos

O presidente da Samsung, Lee Kun-hee, morreu neste domingo (25) aos 78 anos. A causa da morte ainda não foi revelada.

Lee Kun-hee, presidente da Samsung, morre aos 78 anos.

Lee ajudou a transformar a pequena empresa comercial de seu pai em uma potência econômica, diversificando-se em áreas como seguros e transporte.

Durante sua vida, a Samsung Electronics também se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

De acordo com a Forbes, ele era a pessoa mais rica da Coreia do Sul, com um patrimônio líquido de quase US$ 21 bilhões.

A Samsung disse que Lee morreu neste domingo (25) com a família ao seu lado. Contudo, ainda não há informações sobre a causa exata da morte. Em 2014 ele teve um ataque cardíaco que o fez viver sob cuidados.

"Todos nós da Samsung vamos guardar sua memória e ser gratos pela jornada que compartilhamos com ele", disse a empresa em um comunicado.

Lee era o terceiro filho de Lee Byung-chul, que fundou o Samsung Group em 1938. Ele se juntou à empresa da família em 1968 e assumiu a presidência em 1987, após a morte de seu pai.

Na época, a Samsung era vista como produtora de produtos baratos e de baixa qualidade. Mas, sob sua liderança, reformas radicais foram feitas na empresa.

Além disso, Lee ficou famoso por dizer aos funcionários em 1993: "Vamos mudar tudo, exceto nossas esposas e filhos". A empresa então queimou todo o estoque de telefones celulares, que consistia em cerca de 150.000 aparelhos.

 

Presidente da samsung
Imagem: reprodução / getty images

Presidente do Grupo Samsung morre aos 78 anos

Lee raramente falava com a mídia e tinha a reputação de ser um recluso, o que lhe valeu o apelido de "o rei eremita".

A Samsung é de longe a maior chaebols da Coréia do Sul -  conglomerados familiares que dominam a economia do país.

O grupo ajudou a impulsionar a transformação econômica da Coreia do Sul após a Segunda Guerra Mundial, mas há muito é acusado de negociações políticas e comerciais obscuras.

Além disso, ele também foi duas vezes condenado por crimes, incluindo o suborno do ex-presidente Roh Tae-woo.

Lee deixou o cargo de presidente da Samsung em 2008, após receber a acusação de evasão fiscal e peculato. Ele foi condenado a três anos de prisão suspensa por sonegação de impostos, mas recebeu o perdão presidencial em 2009 e liderou a candidatura da Coreia do Sul para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes