Primeiros casos da gripe aviária H5N8 são reportados na Rússia

Sete funcionários de uma granja no sul do país foram infectados pela nova cerpa, mas todos passam bem.

A Rússia reportou à Organização Mundial da Saúde (OMS) o primeiro caso da nova cepa da gripe aviária, chamada H5N8, em humanos no país. O anunciou foi feito pela chefe da agência russa de vigilância sanitária, Anna Popova, ontem (20), a rede de televisão russa Rossiya 24. A transmissão se deu entre aves e humanos e não foi registrada apenas entre humanos. Ainda segundo Popova a situação está controlada.

Gripe aviária na Rússia

Em entrevista à rede estatal, Popova afirmou que "Relatamos o caso à OMS há vários dias, quando tivemos certeza absoluta do que nossos resultados apresentavam". A doença atingiu sete funcionários de uma granja no sul do país após um surto do vírus entre aves. Segundo a chefe da agência sanitária, o caso está controlado e os infectados tiveram apenas sintomas leves e se recuperam bem da doença.

Popova afirmou ainda que não há indícios de que exista a transmissão da nova cepa entre humanos. A contaminação se dá apenas pelo contato com os animais. Outros surtos da H5N8 já foram registrados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, contudo apenas em aves. Além disso, recentemente, milhões de animais foram sacrificados na França por conta da contaminação pelo vírus.

Apesar de a Rússia alegar que a situação está controlada, Popova argumentou que o mundo tem tempo para se preparar para enfrentar a nova doença, criando testes e vacinas caso a infecção se espalhe e seja considerada perigosa. O laboratório russo Vektor, que descobriu a cerpa, também afirmou que é necessário começar a fazer pesquisas para desenvolver testes e vacinas contra a gripe aviária.

A OMS também afirmou que é preciso monitorar a doença e os novos casos. Embora seja rara a transmissão entre humanos, é preciso ficar atento ao seu potencial de mutação. Pois as variantes da gripe aviária podem “causar doenças graves em humanos" que têm "pouca ou nenhuma imunidade contra o vírus".

Gripe aviária
Oms afirma que é preciso ficar atento à doença (foto: agência brasil)

Gripe aviária

A gripe aviária é uma infecção causada pelo vírus influenza nas aves. Existe desde 1997, quando foi descoberta em Hong Kong em uma população de frangos. Todos os animais da espécie estão suscetíveis à contaminação. Contudo, devido à mutações, é possível que seres humanos sejam contaminados pelo vírus também. Além da H5N8, as variações H7N9 e H9N2 também podem se espalhar nos humanos. Os sintomas começam dentro de dois a oito dias e podem ser semelhantes aos da gripe comum, como tosse, dor de cabeça, indisposição ou febre.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes