Quais países estão recebendo brasileiros? Veja o passaporte da vacina

Apenas 6 países recebem brasileiros sem restrições.

Se você gosta de viajar certamente já se fez esta pergunta: quais países estão recebendo brasileiros durante a pandemia? Para começar, é preciso explicar que são poucos lugares de portas abertas aos brasileiros sem exigir teste negativo para a covid-19 e comprovação de imunização.
Cada país tem os seus pré-requisitos e antes de arrumar as malas você precisa saber das exigências do país de destino. A lista pode ser grande, desde marca da vacina até comprovação. As informações abaixo são de julho de 2021.

Quais vacinas contra a covid são ano exterior?

Hoje no Brasil se aplica: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, mas é preciso se o imunizante aplicado em você é aprovado naquele país para onde se deseja viajar.

Vale ressaltar que é preciso também completar o ciclo completo da imunização, ou seja, tomar as duas doses da vacina.

A regra geral seguida na maioria dos países quanto à vacina leva em consideração os imunizantes que foram aprovados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelas agências sanitárias equivalentes à Anvisa, como a FDA nos Estados Unidos e a EMA na Europa.

São aceitas as vacinas da Pfizer, Moderna, Janssen e Astrazeneca pelas agências americana e da União Europeia. Lembrando que a vacina da Moderna ainda não está sendo aplicada no Brasil.

Já as vacinas Coronavac e a russa Sputnik V apesar de terem sido aprovadas pela OMS estão fora da lista da agência europeia. Mas isso não significa, de modo algum, que elas tenham menos eficácia, é apenas uma questão burocrática de documentação e uso nestas agências.

Quais países aceitam brasileiros sem restrições?

Os brasileiros que ainda não estão imunizados podem viajar apenas para seis países. Até o momento, estes locais não apresentam restrições para a entrada, são eles:

  • Albânia
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Ilhas Turks e Caicos
  • México
  • República Dominicana

Quais países estão recebendo brasileiros com restrições

Segundo levantamento feito pelo Guia Travel Hacker, organizado pela Kayak, 109 estão abertos a receberem brasileiros com restrições.

Alguns dos países são da Europa, como:  Reino Unido, Irlanda, Finlândia, Suécia e Suíça. Em cada país foi tomada uma medida em relação à entrada de brasileiros, por exemplo: Suíça e Reino Unido até permitem a entrada de brasileiros não vacinados, mas é preciso apresentar teste PCR com resultado negativo, realizado nas últimas 72 horas, e ficar 10 dias em quarentena nesses países.

Já quem foi imunizado com as duas doses, ou dose única, pode viajar livremente nestes dois países.

Existe também a exigência de cumprir isolamento obrigatório em hotel pré-determinado pelo governo local, como é o caso da Irlanda. No País, o brasileiro é obrigado a cumprir 14 dias em quarentena.

Como já aconselhamos, é preciso checar qual a exigência de cada País, mas no último levantamento, a lista de permissão da entrada dos brasileiros com restrições continha países do leste europeu, como: Estônia, Bielorússia, Ucrânia, Moldávia, Macedônia do Norte, Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia e Eslováquia.

Já entre países da Ásia, estão: Japão, Filipinas, Tailândia, Arábia Saudita, Egito.

Nas Américas estão Paraguai, Venezuela, Bolívia, Guiana, Equador, Panamá, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize. No Caribe estão na lista "aberto com restrições" a brasileiros Cuba, Jamaica, Haiti, Porto Rico e Bahamas.

Quais documentos são exigidos?

Em alguns países, a exigência é o certificado de imunização e exame PCR que aponte negativo. Vale ressaltar que todo comprovante de que você está vacinado ou não está com coronavírus já devem ser apresentados nas companhias aéreas.

Além de viajar com o certificado impresso, aquele comprovante da vacinação que você recebeu no posto, baixe o aplicativo Conecte SUS no seu celular.

Segundo o Governo Federal, ele é reconhecido como documento oficial brasileiro e ainda pode ser traduzido para inglês ou espanhol. O aplicativo reúne o comprovante da vacinação e também os testes feitos para a covid-19 pelo SUS e na rede particular.

Para baixar o Conecte SUS basta procurar o aplicativo na Apple Store ou Google Play do seu celular.

Leia também: Novo horário do rodízio de veículos em São Paulo começa às 23h

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes