Saiba como e quando assistir a rara Estrela de Belém

Estrela de Belém é considerada rara por astrônomos. Ela poderá ser vista a olho nu

Está previsto para esta segunda-feira (21), o alinhamento de Júpiter e Saturno, os maiores planetas do sistema solar. O fenômeno que acontece depois de 800 anos, tem sido chamado de ‘Estrela de Belém’ ou ‘Estrela do Natal’ – pela ocasião a data festiva do Cristianismo que marca o nascimento de Jesus. A conjunção planetária especialmente vibrante será facilmente visível no céu noturno nas próximas duas semanas.

Estrela de Belém – 800 anos depois

O fenômeno Estrela de Belém, é considerado raro por astrônomos por conta do tempo diferente que cada planeta tem, em girar em torno do Astro-Rei Sol. Júpiter demora cerca de 12 anos e Saturno, 30.

Eles tiveram seus últimos registros confirmados em 1623 e 1226. Entre essas duas datas, a mais similar com a conjunção atual é a do século XIII. Algo assim não era visto, portanto, há quase 800 anos.

Neste caso, o fenômeno poderá ser visto, no anoitecer, a partir de praticamente toda a Terra.

O astrônomo da Divisão de Ciência Planetária da Nasa, Henry Throop, fez uma alusão ao sistema solar com uma pista de corrida, onde cada um dos planetas é o corredor em sua própria pista e a Terra em direção ao centro do estádio. “Do nosso ponto de vista, seremos capazes de ver Júpiter na pista interna, se aproximando de Saturno durante todo o mês e, finalmente, ultrapassando-o em 21 de dezembro”, revelou.

Veja dicas de como ver melhor o fenômeno:

  • Encontre um local para ver a Estrela de Belém que possua uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, então podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades.
  • Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno será ligeiramente mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.
  • Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.
  • De nosso ponto de vista na Terra, os planetas gigantes aparecerão muito próximos formando o fenômeno Estrela de Belém, mas permanecerão separados por centenas de milhões de quilômetros no espaço.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes