Tem como assistir o Eclipse lunar penumbral do Brasil neste 5 de maio?

O eclipse lunar penumbral será observado em várias partes do mundo

O primeiro eclipse lunar de 2023 vai ocorrer na noite hoje, 5 de maio. À medida que a lua se aproxima da borda externa da sombra da Terra, o evento começará. Mas tem como assistir do Brasil?

+ Alerta: por que não pode olhar para o eclipse solar?

Como ver o eclipse lunar penumbral?

O eclipse lunar “penumbral” será visível no Hemisfério Oriental, que inclui grande parte da Europa, África, Ásia, Austrália e as ilhas da Oceania. Portanto, não é possível observar do Brasil.

A Nasa informa que eclipse penumbral durará aproximadamente 4 horas, com início por volta do meio-dia (de Brasília) e pico do às 17h.

O eclipse será visível apenas no Hemisfério Oriental, mas isso não significa que nós, no Ocidente, não possamos assisti-lo em tempo real. Felizmente, o Virtual Telescope Project hospedará uma transmissão ao vivo gratuita do eclipse lunar da Lua Cheia das Flores . A transmissão ao vivo estará disponível no site do projeto ou canal do YouTube.

O que é o eclipse lunar penumbral?

Um eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua passa pela penumbra, ou parte mais clara, da sombra da Terra, e a luz solar que incide sobre a Lua parece ser parcialmente cortada. A lua permanece visível, mas com brilho menor do que o normal, o que significa que os observadores do céu poderão vê-la.

De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), existem três tipos diferentes de eclipses lunares: eclipses lunares totais, eclipses lunares parciais e eclipses lunares penumbrais.

Durante um eclipse lunar total, a lua se move para a parte interna da sombra da Terra, ou a umbra. Parte da luz solar que passa pela atmosfera da Terra atinge a superfície da lua, iluminando-a fracamente.

Em um eclipse lunar parcial, um alinhamento imperfeito do Sol, Terra e Lua resulta na passagem da Lua por apenas parte da umbra da Terra. A sombra cresce e depois recua sem nunca cobrir totalmente a Lua.

No eclipse penumbral, a Lua viaja através da penumbra da Terra, ou a fraca parte externa de sua sombra. A Lua escurece tão ligeiramente que pode ser difícil perceber.

Quando é o próximo eclipse lunar?

O próximo eclipse lunar parcial ocorrerá em 28 de outubro de 2023, enquanto o próximo eclipse lunar penumbral ocorrerá em 25 de março de 2024. Mas teremos que esperar até 14 de março de 2025 para o próximo eclipse lunar total, quando também seremos tratados a outros dois eclipses lunares totais em (relativamente) rápida sucessão: 7 de setembro de 2026 e 3 de março de 2026.

Aqui está uma lista dos próximos eclipses lunares:

  • 5 de maio de 2023: Penumbral
  • 28 de outubro de 2023: Parcial
  • 25 de março de 2024: Penumbral
  • 18 de setembro de 2024: Parcial
  • 14 de março de 2025: Total
  • 7 de setembro de 2025: Total
  • 3 de março de 2026: Total
  • 28 de agosto de 2026: Parcial
  • 20 de fevereiro de 2027: Penumbral

+ Guia sobre as fases da lua

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes