OMS alerta sobre a terceira onda de covid-19 na Europa

O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou a resposta da Europa à pandemia do coronavírus, alertando que em janeiro os países entrarão em uma terceira onda de covid-19 ainda mais mortal.

Uma terceira onda de covid-19 poderá atingir a Europa no início de 2021, de acordo com David Nabarro, enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, segundo ele, essa terceira onda será mortal.

“Eles perderam a construção da infraestrutura necessária durante os meses de verão, depois que colocaram a primeira onda sob controle”, disse Nabarro. "Agora temos a segunda onda. Se eles não construírem a infraestrutura necessária, teremos uma terceira onda no início do próximo ano".

De acordo com Nabarro, a Europa tem muito a aprender com os países asiáticos. “É preciso reagir rapidamente ao vírus, de forma robusta e decisiva”.

"Especialmente no início, quando o vírus ainda está se espalhando muito lentamente em diferentes comunidades. Se você reagir com indiferença, o problema aumentará muito rapidamente", acrescentou.

A Europa desfrutou brevemente de uma queda nas taxas de infecção durante o verão,  mas agora há um novo aumento.

 

Terceira onda de covid-19
Imagem: reprodução / pixabay

Terceira onda de covid-19 na Europa

Um grande problema, acrescentou Nabarro, era que muito poucos tomadores de decisões políticas entenderam que o vírus estava se espalhando exponencialmente, em vez de aritmeticamente.

"Exponencial significa que os números podem aumentar 8 vezes em uma semana, 40 vezes em duas semanas, 300 vezes em três semanas. E,  mais de 1.000 vezes em quatro semanas e assim por diante" disse ele.

Enquanto isso, na Ásia, os números são relativamente baixos porque “as pessoas estão totalmente engajadas, assumem comportamentos que dificultam o vírus”.

“Eles mantêm distância, usam máscaras, isolam-se quando estão doentes, lavam as mãos e superfícies. Eles protegem os grupos de risco”.

Nabarro também disse que a Ásia não relaxou as restrições prematuramente. "Você deve esperar até que o número de casos esteja baixo e permanecer baixo", disse ele. "A reação da Europa foi incompleta".

Ele também elogiou a comunicação entre autoridades da Ásia e da Europa. "Eles têm apenas uma mensagem: se quisermos que nossa economia seja forte e manter nossas liberdades, todos temos que nos ater a algumas coisas básicas".

Fonte DW
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes