A Terra treme a cada 26 segundos e ninguém sabe o motivo

Conhecida como um ‘microssísmo’, a Terra treme a cada 26 segundos. Mas a causa dessa atividade sísmica ainda é desconhecida.

Por que a Terra treme a cada 26 segundos e os cientistas não conseguem explicar isso depois de 60 anos?

Como o mundo inteiro trabalha todos os dias, seus habitantes mal sabem que a Terra treme ou estremece a cada 26 segundos. Conhecido como 'microssísmo', falta intensidade suficiente para que possamos sentir. Contudo, é suficiente para dispositivos sismológicos detectar e medir.

Então, o que causa esse 'pulso' silencioso que bilhões de pessoas em todo o planeta não podem sentir? A resposta é debatida, com várias hipóteses apoiando ou contendendo entre si. A origem da controvérsia, no entanto, remonta várias décadas à sua descoberta na década de 1960.

 

Terra treme a cada 26 segundos
Imagem: reprodução / pexels

Terra treme a cada 26 segundos 

Em 1962, um pesquisador chamado Jack Oliver publicou um artigo onde documentou o microseísmo pela primeira vez. Ele deduziu que o pulso emanava de algum lugar no oceano Atlântico equatorial ou meridional. 

Oliver também observou que o pulso era mais poderoso durante os meses de verão no hemisfério norte; uma época em que é inverno no hemisfério sul. Contudo, ele não tinha os instrumentos avançados que os sismólogos têm agora à sua disposição.

Desde então, os cientistas passaram muito tempo ouvindo o pulso e até mesmo descobrindo de onde ele vem: “uma parte do Golfo da Guiné chamada Golfo de Bonny”, diz a Discover .

Alguns pesquisadores acham que o pulso tem uma causa prosaica. Sob os oceanos do mundo, a plataforma continental atua como uma quebra de onda gigantesca - é o limite da borda mais distante. Por exemplo, da massa continental da América do Norte onde a parte mais alta da placa finalmente cai na planície abissal profunda.

Os cientistas teorizaram que, à medida que as ondas atingem esse lugar específico na plataforma continental do Golfo da Guiné, esse pulso regular acontece.

 

Terra treme a cada 26 segundos
Imagem: reprodução / pexels

Teorias em conflito

Mas outros pesquisadores acham que a causa é um vulcão que também está muito próximo do ponto crítico: “Isso porque o ponto de origem do pulso é supostamente próximo a um vulcão na ilha de São Tomé na Baía de Bonny”, explica a Discover. E existe um microssismo vulcânico semelhante que já está bem documentado no Japão.

Parece que rascunhos de novas pesquisas científicas surgem todos os dias. Mas o pulso misterioso é um bom lembrete de que ainda há muito a ser descoberto. 

Os cientistas estudaram o pulso e debateram sua origem, mas ele ainda não atingiu um ponto crítico de interesse para sua resolução. De acordo com a Disvover,  os pesquisadores provavelmente estão estudando eventos sísmicos de alta prioridade, o que faz sentido.

Este ano, por exemplo, os sismólogos têm uma oportunidade importante de estudar uma Terra muito mais silenciosa durante a quarentena global.

Fonte Ibt Yahoo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes