Terremoto na Argentina é sentido no Brasil: entenda porque isso acontece

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter afligiu a população da Argentina na noite de segunda-feira (18). Brasileiros relataram terem sentido tremor poucos segundos após o ocorrido no país vizinho.

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu a Argentina na noite da última segunda-feira (18). O abalo sísmico teve seu epicentro na região de San Juan, perto da fronteira com o Chile. O forte tremor assustou milhares de moradores, que registraram o momento de pânico nas redes sociais.

Segundo relatos enviados ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) o terremoto na Argentina foi sentido em São Paulo por da volta da meia-noite no horário de Brasília. Moradores das regiões Avenida Paulista, Sé e República, relataram a situação poucos minutos após o acontecimento no país vizinho.

O epicentro do terremoto ocorreu às 23h do horário de Brasília, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA. Apesar do susto, nenhuma morte foi constatada. Apenas três pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças e um adulto.

O estrago causado pelo terremoto foi compartilhado por moradores de San Juan, e também de outras regiões da Argentina, como as cidades de Córdoba, Buenos Aires e Mendoza.

 

Porque conseguimos sentir o terremoto da Argentina

Desde 1935 a ciência mede a intensidade dos terremotos a partir de duas escalas: Richter e Mercali, sendo a primeira a mais popular.  Com isso, os estudos comprovaram que quanto mais alto o valor do tremor na terra, mais ele pode ser sentido mesmo a quilômetros de distância.

O planeta terra é interligado por rochas e placas tectônicas, por isso, é possível que os tremores de alta escala causem danos na superfície terrestre mesmo quando a diferença se trata de um país para o outro, apontam os estudos.

Os brasileiros que relataram um leve "tremor" e "tontura" na madrugada desta terça-feira (18), deram relatos para a página "Sentiu aí?" do Centro de Sismologia da USP. A apresentadora Rita Lobo também reportou o que sentiu em sua conta no Twitter. "Olhei pro lado e a cortina do quarto estava num vaivém. Reflexos do terremoto argentino aqui em SP", escreveu.

O que pode causar um terremoto?

Ainda de acordo com a ciência, os abalos sísmicos são fenômenos naturais e podem ocorrer em qualquer área do planeta, mas na maioria das vezes, eles acontecem nas fronteiras entre placas tectônicas ou em falhas entre dois blocos rochosos, o que causa o tremor.

No entanto, a ciência não descobriu como prevenir ou evitar um terremoto. Os estudos da geologia são capazes apenas de detectar quais áreas são mais de risco. Por exemplo, sabe-se que o Chile, vizinho da Argentina, é um território em que a posição geográfica é menos favorecida para abalos sísmicos.

Localizada em uma área de elevada tensão de placas tectônicas, a região já sofreu com os terremotos, sendo o principal deles em 1960, quando houve um abalo sísmico de 9,5 graus na escala Richter, o maior já registrado na história. Na época, cerca de 1.600 pessoas morreram e mais de 2 milhões ficaram sem moradia.

No Brasil existe terremoto?

Apesar de muito se falar que no país não acontece terremotos, a informação não procede. Isso porque os tremores de terra no Brasil já foram registrados ao longo da história do país. Segundo dados da USP, o Brasil já teve mais de 100 terremotos durante o século 20.

Normalmente os abalos sísmicos no Brasil acontecem abaixo de 5 graus da escala Richter, o que a ciência considera "moderado", por isso, não causam tantos danos na superfície. A única exceção aconteceu em janeiro de 1955 no Mato Grosso, quando um terremoto de magnitude 6,6 na escala Richter atingiu a região.

O terremoto mais recente que acometeu o país foi em agosto do ano passado. Entre os dias 30 e 31 de agosto, moradores da cidade de Amargosa, na Bahia, sentiram um tremor. O fenômeno foi um reflexo um terremoto de magnitude 4,6. Diversos relatos e a prefeitura indicaram a presença de rachaduras em casas e pisos da cidade baiana.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes