Tufão Goni: tempestade mais forte do mundo atinge Filipinas

O tufão Goni está se espalhando pelas Filipinas, trazendo consigo ventos “catastróficos” de 225 km/h e chuvas torrenciais.

O Tufão Goni, a tempestade mais forte do mundo até agora neste ano, atingiu a costa sul das Filipinas, com ventos de até 225 km/h.

Pelo menos quatro pessoas morreram e quase 350.000 estão em centros de evacuação do país.

As vítimas incluíram uma pessoa que teria sido atingida por uma árvore e uma criança de cinco anos que foi levada pela água depois que um rio transbordou na província de Albay.

O governador Al Francis Bichara também recebeu relatórios de fluxos de lama vulcânica, bem como fornecimento de eletricidade e interrupções nos serviços de comunicação.

Vídeos de canais de notícias e redes sociais mostraram rios transbordando e alguns diques destruídos, submergindo vilas.

Em Quezon, outra província do sul, o governador Danilo Suarez disse que o fornecimento de energia sofrerá um corte em 10 cidades.

 

Tufão goni
Imagem: reprodução / getty images

Tufão Goni atinge Filipinas

O departamento de meteorologia rebaixou o Goni à categoria de tufão depois que atingiu o país.

Mas a agência meteorológica avisou que Goni ainda representa uma ameaça enquanto se dirige para a capital Manila, onde deve atingi-la ainda neste domingo.

A agência alertou que nas próximas 12 horas, as pessoas experimentarão “ventos violentos catastróficos e chuvas intensas ou torrenciais”.

Os residentes nas áreas afetadas foram alertados para a expectativa de deslizamentos de terra, inundações massivas, tempestades e ventos fortes.

Entre 19 milhões e 31 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo tufão, incluindo aquelas em zonas de perigo e em Manila, disse a agência de gestão de desastres.

Além disso, dezenas de voos internacionais e domésticos foram cancelados quando a autoridade da aviação civil ordenou o fechamento de um dia da porta de entrada principal de Manila, o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino.

Goni está entre os tufões mais fortes a atingir as Filipinas desde o Haiyan, que matou mais de 6.300 pessoas em 2013.

Fonte Sky News
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes