Vai ter eclipse hoje no Brasil, dia 8 de abril? Horário e como ver

O eclipse solar total se estenderá do México ao extremo leste do Canadá.

Um dos fenômenos astronômico mais aguardados, um eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira, dia 8 de abril, mas vai dar para ver do Brasil? A última ocorrência vista no país aconteceu em 1994.

Vai dar pra ver o eclipse solar dia 8 de abril no Brasil

O eclipse solar total de 2024 com o escurecimento total do céu, também conhecido como totalidade, será visível em um trecho de 185 quilômetros entre o México, EUA e Canadá. Até 18 países poderão vê-lo. No entanto, não será visível para os observadores do céu do Brasil.

Então para quem vai estar no Brasil nesta segunda, a única forma de assistir ao eclipse será através da transmissão ao vivo da NASA no Youtube. A agência espacial iniciará sua transmissão ao vivo neste dia 8 de abril às 13h (horário de Brasília).

Durante a transmissão, a NASA também compartilhará conversas com especialistas e fornecerá vistas telescópicas do eclipse de vários locais ao longo do caminho do fenômeno.

Quanto tempo vai durar o eclipse de 8 de Abril?

Todo o evento astronômico durará cerca de duas horas e meia, mas o ápice durará em torno de quatro minutos.

“A duração da totalidade será de até 4 minutos e 27 segundos, quase o dobro do Grande Eclipse Americano de 21 de agosto de 2017”, segundo o Great American Eclipse. A maioria dos lugares ao longo da linha central (caminho da totalidade) terá uma duração de totalidade entre 3,5 e 4 minutos.

De acordo com a Nasa, os eclipses totais acontecem quando a Lua passa diretamente em frente do Sol , lançando uma sombra na Terra. Isso é chamado de caminho da totalidade.

O céu escurece como se fosse anoitecer ou amanhecer, e sabe-se que os animais noturnos acordam acreditando que a noite chegou.

Qual será o próximo eclipse solar total no Brasil?

Embora os eclipses solares não sejam tão raros - ocorrem cerca de dois a quatro por ano -, o próximo fenômeno só deve ser visto a olho nu no Brasil em 12 de agosto de 2045, ou seja, daqui a 21 anos.

Para ter ideia da raridade, este é o primeiro eclipse solar deste século a ser visível nos três países da América do Norte – EUA, Canadá e México.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes