Notícias

Precisa autenticar documentos? Veja como fazer procedimento online

Com a correria do dia a dia, muitos brasileiros necessitam de agilidade em processos burocráticos de negociação e não têm tempo hábil para enfrentar filas em cartórios, ainda mais em tempo de pandemia, quando a capacidade de atendimento é reduzido. Entendo esta demanda, cartórios brasileiros passaram a autenticar documentos pela internet, por meio da plataforma e-notariado, da Central Notarial de Certificação Digital (Cenad)

Segundo a Colégio Notarial do Brasil (CNB), responsável pela Cenad, o procedimento permite a “materialização e desmaterialização” da autenticação do documento, o que torna a movimentação do documento já certificado mais rápida. 

Veja como fazer para autenticar documentos

  • Quem precisa autenticar um documentos deve solicitar o serviço  a um tabelionato de sua preferência;

 

  • Depois, deve enviar o documento por e-mail, caso seja digital;

 

  • Caso documento for físico, é preciso comparecer ao tabelionato para digitalizá-lo e, assim, o enviar para a autenticação;

 

  • A plataforma vai enviar o documento já certificado ao tabelião, que será responsável por verificar sua autenticidade;

 

  • Um comprovante é gerado na plataforma após o procedimento, com dados do notário ou responsável que tenha feito a assinatura de autenticação, bem como a data e hora da assinatura, além de um código de verificação;

Procedimento traz segurança jurídica nas negociações

Após o procedimento ser finalizado, o usuário receberá um arquivo em PDF do documento autenticado digitalmente pelo cartório. Ele poderá movimentar o arquivo por e-mail ou por qualquer outro meio eletrônico que preferir com a garantia jurídica da validade do documento. 

Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (email, whatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou Gisele Oliveira Bastos, presidente da CNB.

Não votou? Prazo para justificar ausência é de até 60 dias

Outros serviços

Além de autenticar documentos, na plataforma e-notariado já é possível realizar outros serviços, como assinatura digital de escrituras, procurações, atas notariais, realização de testamentos e divórcios e separações extrajudiciais por videoconferência.  

Última modificação em 28/07/2022 12:34

Compartilhe