Procon paulista multa Nestlé em mais de R$ 10 milhões

Segundo o Procon, a Nestlé não respeitou regra para rotulagem prevista em legislação; problema ocorreu em caixa de cereal matinal

O Procon de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, que aplicou uma multa milionária sobre a Nestlé. O valor da autuação chegou a exatos R$ 10.255.569,96. Este é o valor máximo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por que o Procon multou a Nestlé?

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a Nestlé falhou em não respeitar uma regra para rotulagem prevista na Resolução RDC 259 de 20/9/02, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O rótulo, em questão, é do produto Crunch Cereal Nestlé, caixa com 330g. Segundo o Procon, a regra prevê que os ingredientes que compõem o alimento "devem ser declarados em ordem decrescente da respectiva proporção".

Em resumo, o ingrediente que compor a maior parte do produto deve estar elencado em primeiro lugar, seguindo assim sucessivamente.

Isso, diz o Procon, não estava acontecendo com o cereal matinal. Sendo assim, por desrespeitar esse regulamento, a empresa infringiu o Código de Defesa do Consumidor por expor a venda produto em desacordo com norma regulamentar de apresentação.

Saiba mais: Nestlé é processada após toneladas de peixes mortos serem encontrados em rio na França

A nota do órgão explica que a multa é aplicada por meio de processo administrativo e a Nestlé tem direito à defesa. O valor milionário da multa, diz o Procon, está previsto no Código de Defesa do Consumidor e é estimado com base no porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes