Revisão do FGTS: contas ativas entre 1999 a 2013 podem ter correção

O valor da correção do saldo do fundo para contas ativas nesse período varia de 48% a 88%.

Trabalhadores que tiveram contas ativas entre 1999 e 2013 podem pedir revisão do FGTS na Justiça. O movimento pode aumentar a correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Sendo válido também para cidadão que já pegou os recursos e para aposentados.

Quem tem direito à revisão do fundo de garantia?

Podem obter a revisão do FGTS, trabalhadores que tiveram contas ativas do fundo entre 1999 e 2013. Nota-se que esse fundo é um amparo financeiro ao trabalhador formal demitido sem justa causa. Trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais também têm direito ao benefício e podem solicitar a revisão.

Para compor o fundo, o empregador deve fazer depósitos mensais na Caixa Econômica Federal, em conta vinculada ao funcionário. O valor é equivalente à 8% do salário do trabalhador, mas não pode ser descontado dele.

Qual o valor da correção do FGTS de 1999 a 2013?

O valor da correção do saldo do fundo para contas ativas nesse período varia de 48% a 88%. Nota-se que o rendimento atual FGTS está vinculado a Taxa Referencial (TR) e mais 3%. No entanto, muitas vezes esse percentual fica abaixo da inflação, fazendo com que na prática o trabalhador perca poder de compra ao sacar o dinheiro do fundo.

Nesse sentido, há ações na Justiça que pedem pela troca da TR por índice oficial de inflação, para associar ao rendimento do FGTS. Como é o caso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Então, a ação para revisão do FGTS busca por essa correção da inflação, de modo que o trabalhador tenha seu poder de compra mantido.

Como pedir a revisão do FGTS?

Para pedir a revisão do FGTS, o trabalhador deve iniciar ação judicial com auxílio de um advogado. No geral, os documentos necessários para o procedimento são: RG e CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e extrato do FGTS dos períodos entre 1999 e 2013.

Por fim, há dúvidas sobre a prescrição dessa revisão. Em maio deste ano, o julgamento sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da TR como o índice de correção foi retirado da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes