Saiba quais são as maiores empresas de energia solar do mundo

O ranking das maiores fabricantes de placas fotovoltaicas evidencia o domínio chinês na indústria de energia solar que não para de crescer mesmo no período de pandemia em 2020.

O mercado de energia solar não para de crescer. Mesmo com a profunda crise econômica global e redução da demanda dos principais mercados, as fontes renováveis foram as únicas a manter o ritmo de expansão. Nesse contexto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as principais empresas do setor, assim como, o ranking das 10 maiores empresas de painéis solares.

Ranking das maiores empresas de painéis solares:

A relação dos 10 maiores fabricantes de painéis fotovoltaicos por volume de vendas deixa claro o amplo domínio chinês no setor. Primeiramente, das 10 líderes de mercado, 7 são chinesas. Além disso, das 3 empresas não chinesas, somente uma (First Solar -USA) não possui operação de manufatura na China.

JinkoSolar – 14.2GW (+25%)
JA Solar – 10.3GW (+17%)
Trina Solar – 9.7GW (+20%)
Longi Solar – 9.0GW (+25%)
Canadian Solar – 8.5GW (+20%)
Hanwha Q Cells – 7.3GW (+33%)
Risen Energy – 7.0GW (+46%)
First Solar – 5.5GW (+104%)
GCL – 4.8GW (+17%)
Shunfeng Photovoltaic – 4.0GW (+21%)

Os dados compilados pela GlobalData estimam o crescimento de vendas despachadas de 63GW em 2018 para 80,3GW em 2019. Isto é, 27% de crescimento. Nesse sentido, entre parênteses, temos o crescimento anual das vendas despachadas de painéis fotovoltaicas em 2019 por empresa. Em suma, os principais mercados de destino das placas solares continuam sendo China, USA, Europa e India.

De fato, estima-se que os 10 maiores fabricantes globais concentrem +75% das vendas em 2020, dessa forma, os números totais ultrapassam a marca de 100GW anuais.

Maiores empresas solares:

1. JinkoSolar

JinkoSolar é uma das maiores empresas de energia solar e a maior fabricante de painéis fotovoltáicos. É sediada em Shanghai na China. A JinkoSolar destaca-se pela presença global com atendimento dos maiores mercados mundiais. Nesse sentido, a empresa possui base de clientes na China, EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, Chile, Africa do Sul, India, México, Brazil, Emirados Árabes, Itália, Espanha, França, Bélgica, dentre outros países e regiões.

2. JA Solar

Sediada em Shanghai, na China, JA Solar é uma das maiores empresas de energia solar e a maior fabricante de painéis fotovoltaicos de alta performance. Ao longo dos anos, a JA Solar estabeleceu forte presença nos mercados da Europa, América, África e Ásia. Enfim, suas receitas anuais superaram USD 3 bilhões.

3. Trina Solar

Trina Solar é a maior fabricante de painéis solares da região de Changzhou na China. Além disso, a empresa produz uma ampla linha de equipamentos para instalações residenciais, comerciais e utility-scale. Dentre os quais destacam-se as tecnologias de placas bifaciais, half-cell, dual glass, PERC, standard p-type mono-crystalline, and multi-crystalline cells. Trina Solar domina atualmente o mercado Indiano, com grande crescimento nos últimos anos

4. Canadian Solar

Canadian Solar é um dos maiores fabricantes de placas fotovoltaicas do mundo. A empresa é sediada em Ontario no Canadá, mas possui fábricas na China, Indonésia, Vietnam e Brazil. Além disso, a Canadian Solar tem um longo histórico de manufatura de equipamentos fotovoltaicos e já despachou mais de 32GW de módulos solares ao longo de mais de 18 anos de operação. Dado o longo histórico, a Canadian Solar possui a maior base instalada no Brasil, incluindo geração centralizada e geração distribuída.

5. Hanwha Q Cells

Hanwha Q Cells é uma das maiores empresas de energia solar. Possui sede em Seoul na Coréia do Sul, estrutura de P&D em Thalheim na Alemanha e instalações de produção na China. De fato, a empresa destaca-se pelo amplo portfolio de produtos e possui grande participação de mercado na Europa e Japão.

6. First Solar

First Solar desenvolveu, financiou, projetou, construiu e atualmente opera muitas das maiores usinas solares conectadas à rede do mundo. Sua experiencia ao longo de toda a cadeia de valor reduz riscos e entrega soluções mais confiáveis e eficientes.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes