Navegando pela Categoria

Energia

Encontre as últimas notícias e análises, manchetes e vídeos sobre os mercados de energia, gás, petróleo, carvão, commodities e mais.

Energia

Conforme definição do Novíssimo Dicionário de Economia, este “termo que indica correntes de água, vento, sol e combustíveis que, com meios apropriados, fornecem energia e trabalho ao homem. A primeira fonte de energia utilizada pelo homem foi a força de seus próprios músculos. Depois, o homem passou a utilizar a força de animais domesticados, do calor do fogo, das correntes de água e do vento. No século XIX, o carvão mineral e vegetal era o combustível que movia máquinas a vapor, na indústria e nos transportes. No final daquele século, o petróleo, na forma de seus derivados, começou a ser cada vez mais utilizado, tornando-se imprescindível no decorrer do século XX. A energia elétrica também passou a encontrar aplicações cada vez mais amplas. Produzida a partir da queima de carvão ou de derivados de petróleo, ou em grandes usinas hidrelétricas, seu consumo, em uso industrial ou doméstico, passou a significar o grau de industrialização e bem-estar de um povo.

Em meados do século XX, nova fonte começou a ser aproveitada pelo homem: a energia atômica. Utilizada em navios e submarinos e em grandes usinas produtoras de eletricidade, a energia atômica encontra também aplicações específicas nas áreas médica e científica. A crise do petróleo na década de 70 acelerou a busca por fontes alternativas de energia ou formas mais sofisticadas de aproveitamento das fontes tradicionais. A energia elétrica, obtida a partir de recursos hídricos, passou a ser incrementada nos países que possuem condições geográficas favoráveis. Em outros, como na França, construíram-se grandes fornos e usinas solares e aproveitou-se a força das marés para a produção de energia elétrica.

Na Itália, utiliza-se a força vulcânica para produzir eletricidade. No entanto, como todas as formas de energia são, em última análise, simples transformações da energia térmica produzida pelo sol, a maioria dos projetos volta-se para o aproveitamento dessa fonte não poluente
e não esgotável. Utilizando grandes sistemas concentradores de calor ou células que transformam a energia solar diretamente em eletricidade, ou fazendo uso de pequenos sistemas domésticos, a engenharia de sistemas solares desenvolveu-se muito. Em termos domésticos, foram incrementados sistemas energéticos simples mas eficientes, como aquecimento solar, bombas movidas pelo vento ou biodigestores, que produzem gás a partir do lixo.”

Energia solar distribuída ultrapassa 500 mil consumidores

Rombo de R$ 3 bilhões deve aumentar a conta de luz em 2021

Campanha da Copel incentiva troca de eletrodomésticos

Aneel indica que conta de luz pode subir 13% este ano

Carga de energia aponta recuperação lenta em fevereiro

O acordo que pacifica o conflito de interesses em Belo Monte

Lições da COVID-19 para uma nova matriz elétrica

Aprovada MP 998 que permite redução de tarifas de energia

Nível dos reservatórios dispara sinal de alerta

Conta de luz continua mais cara com bandeira amarela em fevereiro

Mercado livre de energia tem campanhas no Youtube

Não faltam recursos financeiros para negócios verdes

Previsão de chuvas dita preço de energia elétrica

Caixa com venda da Light já ajuda CEMIG a resgatar suas dívidas

Veja o impacto da covid-19 no consumo de energia elétrica em 2020

Investimentos em energia solar disparam em 2021 ao redor do mundo

Especialistas apontam tarifas de energia ainda mais altas em 2021

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes