Energia

Encontre as últimas notícias e análises, manchetes e vídeos sobre os mercados de energia, gás, petróleo, carvão, commodities e mais.

Energia

Conforme definição do Novíssimo Dicionário de Economia, este “termo que indica correntes de água, vento, sol e combustíveis que, com meios apropriados, fornecem energia e trabalho ao homem. A primeira fonte de energia utilizada pelo homem foi a força de seus próprios músculos. Depois, o homem passou a utilizar a força de animais domesticados, do calor do fogo, das correntes de água e do vento. No século XIX, o carvão mineral e vegetal era o combustível que movia máquinas a vapor, na indústria e nos transportes. No final daquele século, o petróleo, na forma de seus derivados, começou a ser cada vez mais utilizado, tornando-se imprescindível no decorrer do século XX. A energia elétrica também passou a encontrar aplicações cada vez mais amplas. Produzida a partir da queima de carvão ou de derivados de petróleo, ou em grandes usinas hidrelétricas, seu consumo, em uso industrial ou doméstico, passou a significar o grau de industrialização e bem-estar de um povo.

Em meados do século XX, nova fonte começou a ser aproveitada pelo homem: a energia atômica. Utilizada em navios e submarinos e em grandes usinas produtoras de eletricidade, a energia atômica encontra também aplicações específicas nas áreas médica e científica. A crise do petróleo na década de 70 acelerou a busca por fontes alternativas de energia ou formas mais sofisticadas de aproveitamento das fontes tradicionais. A energia elétrica, obtida a partir de recursos hídricos, passou a ser incrementada nos países que possuem condições geográficas favoráveis. Em outros, como na França, construíram-se grandes fornos e usinas solares e aproveitou-se a força das marés para a produção de energia elétrica.

Na Itália, utiliza-se a força vulcânica para produzir eletricidade. No entanto, como todas as formas de energia são, em última análise, simples transformações da energia térmica produzida pelo sol, a maioria dos projetos volta-se para o aproveitamento dessa fonte não poluente
e não esgotável. Utilizando grandes sistemas concentradores de calor ou células que transformam a energia solar diretamente em eletricidade, ou fazendo uso de pequenos sistemas domésticos, a engenharia de sistemas solares desenvolveu-se muito. Em termos domésticos, foram incrementados sistemas energéticos simples mas eficientes, como aquecimento solar, bombas movidas pelo vento ou biodigestores, que produzem gás a partir do lixo.”

buy cialis online