Saiba qual é a idade mínima para aposentadoria em 2021

A Reforma da Previdência alterou a idade mínima para aposentadoria, principalmente para as mulheres, a partir de janeiro de 2021.

Com a Reforma da Previdência, houve mudanças quanto a idade mínima para aposentadoria. Sendo assim, a exigência anterior de 65 anos de idade para homens e de 60 anos para mulheres, além da carência de 180 meses, passou a ser um pouco maior.

Para a aposentadoria por idade em 2021, mulheres deverão ter idade mínima de 61 anos de idade e 15 anos de contribuição. Já os homens, continuam com as mesmas regras, ou seja, idade mínima de 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

No entanto, homens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho em 2020, deverão ter 65 anos de idade e contribuição ao INSS de 20 anos. Sendo assim, essa exigência entra em vigor para solicitantes a partir de janeiro do ano que vem.

Além disso, vale ressaltar que a aposentadoria por idade, no caso das mulheres, deve progredir 6 meses a cada ano. Sendo assim, em 2021, as mulheres podem se aposentar com 61 anos. Em 2022, a exigência é de 61,5 anos e por fim, em 2023, ter 62 anos completos.

Por fim, é importante sempre saber qual o valor da aposentadoria antes de dar entrada, além de contar com a ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário. Mas também, para saber mais informação, basta acessar o site da Previdência Social.

Qual é o valor da aposentadoria?

O teto máximo da aposentadoria do INSS é de R$ 6.101,06, em 2020. Contudo, o valor tem correção anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Sendo assim, o benefício mensal para aposentados terá atualização em janeiro de 2021.

Sendo assim, para ter direito à aposentadoria, o cidadão deve contribuir com a Previdência Social, a partir de alíquotas do salário mínimo vigente, que em 2020 é de R$ 1.045. Além disso, deve cumprir com a contribuição por período estabelecido na Reforma da Previdência de 15 anos de contribuição.

Por fim, o cálculo da aposentadoria tem como base a média das contribuições dos trabalhadores ao INSS desde 1994. O valor da aposentadoria é 60% das contribuições, com a soma de 2% a cada ano.

 

Leia também

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes