Sexo e pele: conheça os benefícios da prática para realçar sua beleza 

Descubra como os hormônios liberados durante o sexo ajudam a manter a pele jovem, melhoram a hidratação, previnem a acne e até aceleram a renovação e a cicatrização do tecido cutâneo.

Você pode investir em um arsenal de cremes e séruns para deixar seu rosto lindo e radiante. Mas sabia que essas não são as únicas armas que realçam a beleza? Afinal, hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios físicos, também são essenciais. Além disso, sexo e pele têm tudo a ver!   Sim, você leu certo. A prática não só melhora o humor e queima calorias, bem como reforça a saúde e a aparência da cútis.  

“Durante o sexo são liberados hormônios e substâncias, como estrogênio e testosterona. E eles se envolvem diretamente na manutenção da saúde da pele”, destaca a dermatologista Paola Pomerantzeff. Abaixo você confere os principais benefícios da relação entre sexo e pele

sexo e pele
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Efeito detox 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“O acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento. Mas a atividade sexual consegue neutralizar esses radicais. Também melhora o que chamamos de estresse oxidativo, processo que favorece, por exemplo, a flacidez”, explica Beatriz Lassance, cirurgiã plástica. Por consequência, ocorre um ótimo efeito anti-idade.

Além disso, o sexo estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a cútis mais firme e jovem. “Assim, há um risco menor da pele tornar-se flácida ou apresentar rugas e linhas de expressão precoces”, diz Paola. Sem contar que a prática acelera o metabolismo, então as células absorvem mais nutrientes e secretam toxinas de maneira mais eficiente. Isso funciona como uma espécie de detox que deixa o rosto mais hidratado, corado e viçoso. 

 

Sexo e pele: fuja do inchaço

 

De fato, o sexo é uma atividade física. Ou seja, eleva a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Com isso, oxigênio e nutrientes chegam com mais facilidade aos tecidos, incluindo a pele. “O sistema linfático trabalha mais rápido, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele fica mais saudável, iluminada e sem inchaço”, afirma Paola. 

 

Vantagens além da pele 

 

O sexo aumenta o fluxo sanguíneo e os níveis de testosterona e estrogênio. Isso ocorre, principalmente, durante as preliminares. Esses hormônios estão ligados não só à pele, mas também aos cabelos e unhas. 

“Alguns estudos apontam que a prática sexual direciona o sistema nervoso a enviar impulsos e contrações musculares por todo o corpo”, afirma Lucas Fustinoni, médico tricologista. Isso ajuda na condução de nutrientes aos folículos capilares e às unhas. Eles ficam, então, mais fortes e resistentes. “Porém, o sexo precisa ser constante para que os benefícios sejam perceptíveis”, garante a ginecologista Eloisa Pinho. 

benefícios da prática sexual
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Sexo e pele: cicatrização mais eficiente 

 

Outro ponto positivo do sexo é o fato de que fortalece e favorece a regeneração da pele. Dessa forma, ela cicatriza  mais rápido. “Além disso, estudos dizem que o sexo melhora o sistema imune, que também se envolve no processo”, completa Paola.

 

Redução do estresse

 

“Altos níveis de cortisol podem contribuir para diversos problemas de pele, como sinais de idade e acne”, conta Eloisa. Ademais, o hormônio deixa o rosto oleoso e reduz a produção natural de ácido hialurônico. Por isso, a prática frequente de sexo é importante, já que alivia os efeitos causados pelo estresse da rotina.

 

Pele sem acne

 

Assim como qualquer atividade física mais intensa, o sexo costuma produzir bastante suor. “E o suor é importante porque ajuda a eliminar sujeiras acumuladas no interior dos poros. Isso ajuda a evitar a formação de cravos e espinhas”, esclarece Paola.

 

Fontes
Beatriz Lassance, cirurgiã plástica. Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra. Lucas Fustinoni, médico tricologista. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes