Sexo e pele: conheça os benefícios da prática para realçar sua beleza 

Descubra como os hormônios liberados durante o sexo ajudam a manter a pele jovem, melhoram a hidratação, previnem a acne e até aceleram a renovação e a cicatrização do tecido cutâneo.

Você pode investir em um arsenal de cremes e séruns para deixar seu rosto lindo e radiante. Mas sabia que essas não são as únicas armas que realçam a beleza? Afinal, hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios físicos, também são essenciais. Além disso, sexo e pele têm tudo a ver!   Sim, você leu certo. A prática não só melhora o humor e queima calorias, bem como reforça a saúde e a aparência da cútis.  

“Durante o sexo são liberados hormônios e substâncias, como estrogênio e testosterona. E eles se envolvem diretamente na manutenção da saúde da pele”, destaca a dermatologista Paola Pomerantzeff. Abaixo você confere os principais benefícios da relação entre sexo e pele

Sexo e pele
Imagem: reprodução / unsplash

 

Efeito detox 

 

“O acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento. Mas a atividade sexual consegue neutralizar esses radicais. Também melhora o que chamamos de estresse oxidativo, processo que favorece, por exemplo, a flacidez”, explica Beatriz Lassance, cirurgiã plástica. Por consequência, ocorre um ótimo efeito anti-idade.

Além disso, o sexo estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a cútis mais firme e jovem. “Assim, há um risco menor da pele tornar-se flácida ou apresentar rugas e linhas de expressão precoces”, diz Paola. Sem contar que a prática acelera o metabolismo, então as células absorvem mais nutrientes e secretam toxinas de maneira mais eficiente. Isso funciona como uma espécie de detox que deixa o rosto mais hidratado, corado e viçoso. 

 

Sexo e pele: fuja do inchaço

 

De fato, o sexo é uma atividade física. Ou seja, eleva a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Com isso, oxigênio e nutrientes chegam com mais facilidade aos tecidos, incluindo a pele. “O sistema linfático trabalha mais rápido, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele fica mais saudável, iluminada e sem inchaço”, afirma Paola. 

 

Vantagens além da pele 

 

O sexo aumenta o fluxo sanguíneo e os níveis de testosterona e estrogênio. Isso ocorre, principalmente, durante as preliminares. Esses hormônios estão ligados não só à pele, mas também aos cabelos e unhas. 

“Alguns estudos apontam que a prática sexual direciona o sistema nervoso a enviar impulsos e contrações musculares por todo o corpo”, afirma Lucas Fustinoni, médico tricologista. Isso ajuda na condução de nutrientes aos folículos capilares e às unhas. Eles ficam, então, mais fortes e resistentes. “Porém, o sexo precisa ser constante para que os benefícios sejam perceptíveis”, garante a ginecologista Eloisa Pinho. 

Benefícios da prática sexual
Imagem: reprodução / unsplash

 

Sexo e pele: cicatrização mais eficiente 

 

Outro ponto positivo do sexo é o fato de que fortalece e favorece a regeneração da pele. Dessa forma, ela cicatriza  mais rápido. “Além disso, estudos dizem que o sexo melhora o sistema imune, que também se envolve no processo”, completa Paola.

 

Redução do estresse

 

“Altos níveis de cortisol podem contribuir para diversos problemas de pele, como sinais de idade e acne”, conta Eloisa. Ademais, o hormônio deixa o rosto oleoso e reduz a produção natural de ácido hialurônico. Por isso, a prática frequente de sexo é importante, já que alivia os efeitos causados pelo estresse da rotina.

 

Pele sem acne

 

Assim como qualquer atividade física mais intensa, o sexo costuma produzir bastante suor. “E o suor é importante porque ajuda a eliminar sujeiras acumuladas no interior dos poros. Isso ajuda a evitar a formação de cravos e espinhas”, esclarece Paola.

 

Fontes
Beatriz Lassance, cirurgiã plástica. Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra. Lucas Fustinoni, médico tricologista. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.