Tem data? 13º salário dos aposentados do INSS 2024 deve ser antecipado

Governo tem antecipado pagamentos para aquecer economia

Assim como tem acontecido nos últimos anos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados neste 2024. As informações são do Jornal O Globo, de março.

Quando vai ser o pagamento do 13º salário dos aposentados?

Se aprovado pelo governo federal, o pagamento antecipado do INSS deve acontecer ainda no primeiro semestre. De acordo com O Globo, ainda falta aval do Tesouro Nacional para dar início aos pagamentos. No ano passado, o depósito antecipado aconteceu entre os meses de maio e junho.

São 33 milhões de beneficiários e a medida deve injetar na economia no primeiro semestre em torno de R$ 66 bilhões.

Aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) não tem direito ao pagamento. A União entende que por se tratar de um benefício assistencial, não se enquadra na regulamentação da CLT e, por isso, não tem direito ao 13º salário.

Quando cai o décimo terceiro dos trabalhadores?

Já para os trabalhadores brasileiros, o pagamento do abono deve ocorrer no fim do ano, como acontece tradicionalmente. De acordo com a legislação trabalhista, a primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga a partir entre o dia 1º de fevereiro e o último dia útil de novembro, enquanto a segunda parte tem que cair até 20 de dezembro.

Caso a empresa opte por pagar o benefício em uma única parcela, a data final também é dia 30 de novembro.

Todos os trabalhadores brasileiros que têm carteira assinada têm direito a receber o 13º salário, mesmo que tenha sido contratado há pouco tempo.

No caso das pessoas empregadas, o valor é proporcional ao tempo trabalhado e varia de acordo com o que o funcionário recebe. Por exemplo: uma pessoa que trabalhou apenas seis meses receberá metade do valor total, que corresponde a um salário inteiro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes