Até que horas cai o décimo terceiro em 2023?

Pagamento do benefício tem prazo determinado por lei

No Brasil, todo trabalhador com carteira assinada possui direito a uma série de benefícios determinados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, FGTS e o aguardado décimo terceiro salário. E para quem tem contado os dias para receber o abono de final de ano, veja quais são as regras e que horas o pagamento deve cair na conta.

Até que horas cai o décimo terceiro de 2023?

Segundo a legislação trabalhista, o pagamento do décimo terceiro salário a trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS deve ser pago até 30 de novembro, no caso da 1ª parcela, e 20 de dezembro na 2ª parcela. Mas a lei não determina um horário para o depósito, ou seja, o valor pode cair até às 23h59 das datas limites.

O que a lei indica, por exemplo, é que se o prazo máximo de pagamento for cair num fim de semana ou em um feriado, o empregador deverá antecipar o pagamento par evitar que o valor chegue com atraso ao trabalhador. E em tempos de Pix, o pagamento instantâneo, atrasos devem ainda mais questionáveis.

Para as empresas que ainda fazem o pagamento por meio de TED ou DOC, o cuidado para evitar atrasos do décimo terceiro deve ser ainda maior. O TED é aceito até as 17h (de Brasília) e o DOC até as 22h (de Brasília), mas vale lembrar que a modalidade DOC só cai no próximo dia útil e, se essa for a preferência do empregador, a transferência deve ser feita um dia antes do prazo determinado pela lei. Isso porque a data-limite é o dia em que o dinheiro deve estar disponível para o funcionário, não a do depósito.

O que fazer se não receber o 13º salário?

Se o empregador descumprir a legislação trabalhista e não efetuar o pagamento do décimo terceiro salário dentro do prazo determinado, a empresa fica sujeita ao pagamento de uma multa no valor de 160 UFIRs por funcionário, o que corresponde a R$ 170,25. Em caso de reincidência, o valor dobra. Além disso, o pagamento da multa não extingue a obrigatoriedade do 13°.

Se o trabalhador não receber a primeira parcela do décimo terceiro até o dia 30 de novembro e a segunda parte até o dia 20 de dezembro, é direito do cidadão fazer uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao sindicato da categoria. O não pagamento do montante é passível, inclusive, de ação trabalhista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes