Quem é Jack Ma, o bilionário chinês que está 'desaparecido'?

Uma das principais notícias que está repercutindo no começo deste 2021 é o sumiço de Jack Ma. O bilionário chinês sempre foi uma figura muito pública e presente na mídia de seu país, mas Jack não faz nenhuma aparição há mais de dois meses. Você sabe quem ele é e qual é a sua relevância dentro da China?

Uma das principais notícias que está repercutindo no começo deste 2021 é o sumiço de Jack Ma. O bilionário chinês sempre foi uma figura muito pública e presente na mídia de seu país, mas Jack não faz nenhuma aparição há mais de dois meses. Você sabe quem ele é e qual é a sua relevância dentro da China?

Entenda o caso e saiba mais sobre o bilionário Jack Ma:

Quem é Jack Ma?

Jack Ma (pseudônimo de Mǎ Yún) é o empresário mais influente e rico da China. Sua fortuna, construída com o e-commerce Alibaba, é estimada pela Forbes em US$65.6  bilhões. Surpreendentemente, ao mesmo tempo que ele faz(ia) muitas aparições públicas, pouco se sabe sobre sua vida pessoal antes da fundação de sua empresa.

Sabe-se que Jack Ma era um amante da língua inglesa e até chegou a dar aulas de inglês na China. Como resultado da paixão, chegou a viajar para os Estados Unidos com amigos em 1995 - quando a Internet estava começando a  surgir. Percebendo um grande potencial naquela tecnologia desconhecida pelos chineses, Ma começou a maquinar seus negócios. Em primeiro lugar, produzia websites para empresas chinesas com a ajuda de amigos dos EUA.

Em 1999, fundou a Alibaba, uma empresa de e-commerce nos moldes de gigantes como Amazon e Mercado Livre. Desde então,a  empresa cresceu e investiu em áreas como armazenamento em nuvem, ferramentas de busca e até serviços de pagamento online.

Fora sua fama como gigante da tecnologia, Jack Ma possui uma faceta voltada ao entretenimento. Em 2017, lançou um curta-metragem de ação em que interpreta um mestre de kung-fu. Surpreendentemente, ele também já fez alguns shows - tocando guitarra muito mal e utilizando playback para fingir que estava cantando.

Por que ele sumiu?

Até o ano passado, Jack Ma e sua empresa Alibaba sempre conviveram harmoniosamente com o governo chinês e o partido comunista. Mas a situação mudou drasticamente quando Ma começou a criticar as atitudes econômicas do país.

Em outubro, quando foi registrada sua última aparição pública, Jack Ma criticou os bancos controlados pelo estado e comparou a mentalidade dos sistema de regulamentação à lógica das lojas de penhores (que sempre querem algo em retorno). Sua fala possuía o foco de clamar por reformas, mas gerou insatisfação do governo da China.

Quase que imediatamente após a dura fala, sua empresa e filiadas (mais notadamente o Ant Group) sofreram graves retaliações do governo comunista do país. A Bolsa de Valores de Xangai suspendeu  a IPO (oferta pública inicial) do Ant Group e o governo de Xi Jinping instaurou uma enorme investigação antitruste contra a Alibaba. 

Como resultado de toda essa situação problemática, Jack Ma desapareceu e muitas especulações surgiram a respeito do paradeiro do bilionário.

Outros 'desaparecimentos' na China

Xi jinping é secretário geral do partido comunista da china e presidente do país
Secretário geral do partido comunista da china e presidente do país, xi jinping. Foto: marcos corrêa/agência brasil

Enquanto alguns afirmam que Jack Ma está escondido para evitar confusões durante a investigação, há quem acredite que ele foi preso ou até morto pelo governo chinês. Certamente, há muitas teorias da conspiração no meio de toda a conversa, mas vale ressaltar que o governo de Xi Jinping já prendeu outros empresários e desmantelou suas empresas no passado. 

Um dos casos mais emblemáticos neste sentido é o de Ren Zhiqiang, empresário aposentado do meio imobiliário. Ele vinha criticando a atuação no governo chinês durante a pandemia do coronavírus, mas acabou sumindo do radar repentinamente. Algum tempo depois,  Zhiqiang ressurgiu com uma condenação a 18 anos de prisão por crimes como abuso de poder e suborno. Há ainda outros quatro casos recentes de personalidades críticas do governo que desapareceram subitamente.

Vale ressaltar que a influência de Jack Ma e seu poder dentro do mercado são dores de cabeça antigas da China, pois ele estaria tornando o capitalismo 'aceitável' no país. Por isso, não seria surpreendente saber que Xi Jinping está aproveitando da oportunidade para enfraquecer a imagem capitalista e a empresa de Jackie Ma. Agora, apenas o tempo dirá onde está o homem mais rico da China.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes