Vida & Estilo

Aromaterapia: conheça o poder dos óleos essenciais naturais

Aromaterapia, ou terapia com óleo essencial, refere-se a uma variedade de terapias tradicionais, alternativas ou complementares que usam óleos naturais

Escrito por

Estresse, insônia, somatizações: cada vez mais pessoas vão em busca da aromaterapia como tratamento alternativo ou complementar para diversas questões de saúde. Mas os óleos essenciais são realmente eficazes? A astróloga Patrícia Caetano da Costa nos conta mais.

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma prática milenar que utiliza os óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas. Os óleos essenciais são substância 100% naturais responsáveis pelo aroma das plantas.

A aromaterapia é, portanto, uma forma alternativa de terapia holística que usa óleos essenciais para ajudar a melhorar e equilibrar você emocional e fisicamente, além de ajudar a dedicar um tempo para si mesmo, para estar atento e se reconectar, mesmo por um momento. Os aromas experimentados através da aromaterapia e óleos essenciais têm um efeito dinâmico na mente e no corpo.

O efeito é experimentado através do olfato, que está ligado às partes mais profundas do cérebro, governadas por seus instintos, pensamentos e emoções básicos. No nível físico, os óleos essenciais ajudam a aliviar dores e dores musculares, melhoram a circulação, aliviam a congestão sinusal e agem como um forte antioxidante.

Origem

Os extratos de plantas são utilizados há milhares de anos por seus aromas requintados e poderes naturais de cura. Rico em atividade botânica e antioxidantes, os óleos vegetais estimulam a pele radiante e saudável, trabalhando em nível celular para manter a tez macia e com aparência jovem. Por outro lado, ao aproveitar suas propriedades terapêuticas, a aromaterapia trabalha para melhorar nosso bem-estar físico, mental e emocional.

A princípio, o termo “aromaterapia” foi cunhado pelo perfumista e químico francês René-Maurice Gattefossé em um livro que ele escreveu sobre o tópico publicado em 1937. Ele já havia descoberto o potencial de cura da lavanda no tratamento de queimaduras. O livro discute o uso de óleos essenciais no tratamento de condições médicas.

Como funciona a aromaterapia?

De acordo com Patrícia, a aromaterapia funciona através da inalação ou da absorção na pele, chegam até a corrente sanguínea, desencadeando respostas terapêuticas anti-inflamatória, hipo e hipertensos, cicatrizante, relaxante muscular, analgésica, etc.

 

Como usar os óleos essenciais naturais?

Encontre um momento para criar o ambiente terapêutico perfeito com um óleo de banho e chuveiro e desfrute de um momento de atenção plena para encontrar equilíbrio. Além disso, experimente o ritual completo com outros produtos de aromaterapia, como velas ou óleos essenciais puros em um queimador, para criar o ambiente perfeito.

Você também pode usar óleos essenciais em:

  • difusores
  • spritzers aromáticos
  • inaladores
  • sais de banho
  • óleos corporais, cremes ou loções para massagem ou aplicação tópica
    vapores faciais
  • compressas quentes e frias
  • máscaras de argila

Colar de aromaterapia

Segundo Patrícia, essa é uma das maneiras de usar o óleo essencial ao longo do dia. "Coloca-se um algodão dentro do orifício e pinga 2 a 3 gotinhas do óleo essencial. Eu adoro essa forma porque ele “ritualiza o processo” - por exemplo, eu trabalho muito a mentalização durante o uso do óleo, principalmente se a pessoa usa para fins emocionais - e uso desse ritual para ensinar a pessoa a se reconectar", informa.

Benefícios da aromaterapia

São diversos os benefícios para saúde física e mental, além de atuar como preventivo. Portanto, ele é usado para:

  • Controlar a dor
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Reduzir o estresse, agitação e ansiedade
  • Aliviar as articulações doloridas
  • Tratar dores de cabeça e enxaquecas
  • Aliviar desconfortos do trabalho
  • Combater bactérias, vírus ou fungos
  • Melhorar a digestão
  • Cuidados paliativos e paliativos
  • Aumentar a imunidade

Como usar no autocuidado?

Ela esclarece que, o óleo pode ser usado no autocuidado para promover bem estar, cuidar da saúde e também da beleza.

"Eu vejo a aromaterapia como uma ferramenta chave para trabalhar a autopercepção através do reconhecimento das emoções. Isso acontece porque os aromas reconhecidos como agradáveis pelo nosso cérebro tem a capacidade de equilibrar o nosso sistema nervoso, e que uma vez equilibrado, temos condições de fazer melhores escolhas para a nossa saúde", diz Patrícia.

Como escolher o óleo essencial natural?

"Quando uma pessoa me pergunta por qual óleo começar, eu sempre oriento que ela se pergunte “o porquê” ela quer começar, uma forma de se autoavaliar e auto-responsabilizar por cuidar da própria saúde. Portanto, a consequência disso é que quando a pessoa percebe os resultados obtidos através dos óleos essenciais, fortalece também o poder de decisão e intuição, logo, a autonomia por cuidar da própria saúde", explica a astróloga.

Por fim, seja qual for a escolha, é recomendado observar se existe contra indicação do produto. Apenas especialistas podem indicar o melhor óleo para você.

 

Última modificação em 29/07/2022 11:45

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por