7 dicas para servir uma garrafa de espumante corretamente

Embora o espumante seja muito utilizado na época de ano novo ou comemorações especiais, ele pode ser tomado em qualquer momento do dia.

Na virada de ano, sempre acontecem alguns rituais, um deles é estourar a garrafa de champanhe para brindar. Mas sabia que essa é a maneira errada de se abrir uma garrafa de espumante? Mesmo que seja muito comum e uma forma de celebrar, não se deve agitar a garrafa para abrir. O que mais não se pode fazer e qual a maneira correta de servir uma garrafa de espumante?

Em entrevista à revista americana Cosmopolitan, o representante da marca de champanhe Moët Hennessy, Rich Buchanan explicou qual a maneira certa de servir champanhe, tanto no ano novo quanto em qualquer época do ano. Veja as dicas.

How to drink champagne lead 1607378803
Katie buckleitner

1 – Não sirva o copo inteiro | Servir uma garrafa de espumante

É importante deixar um espaço para o champanhe respirar dentro do copo mesmo. Além disso, dessa forma você evita que o liquido caia e seja desperdiçado e não corre o risco de esquentar o champanhe. O espumante é gostoso gelado!

2 – Segure a taça pela haste

Buchanan explica que essa regra não tem haver com classe ou glamou. Você deve segurar a taça pela haste apenas para evitar que sua mão esquente o champanhe, caso você segura na borda no copo.

3 – Sirva sozinho ou harmonize com comida

Champanhe
Foto: thinkstock

Buchanan defende que o champanhe pode ser servido a qualquer hora ou momento, seja antes do jantar ou do almoço. Além disso, não precisa se preocupar com acompanhamentos, ele é versátil. Pode acompanhar ostras, salames, queijos, cogumelos. Você também pode tomar sem comer nada junto. A escolha é sua!

4 – Use uma tampa para a garrafa

Para manter a efervescência do champanhe você precisa tampa-lo a cada vez que servir, para que não se escape nenhuma bolha. Por isso, tenha sempre em mãos a tampa para fechar a garrafa entre um copo e outro. Dessa maneira, você poderá apreciar a primeira e a última taça igualmente.

5 – Não coloque no freezer | Servir uma garrafa de

espumante

Se você colocar a garrafa para gelar no freezer, ela corre o risco de explodir depois de 15 minutos. O champanhe deve ser servido entre 7 e 10 °C. Por isso, a maneira certa de chegar a essa temperatura é colocando a garrafa por algumas horas na parte debaixo da geladeira. Caso precise acelerar o processo, você pode colocar a garrafa em um balde com água e gelo por cerca de 40-50 minutos.

6 – Não use a tradicional taça de espumante

Embora seja muito usada, o champanhe não deve ser servido na tradicional taça flauta. Buchanan explica que esse tipo de taça não permite que você sinta os aromas e sabores do espumante. Para isso, você deve usar uma taça de vinho branco ou uma taça tulipa.

8 – Não estoure a garrafa de espumante

Champanhe
Foto: getty images

Sim, o maior ritual de ano novo não deve ser feito se você quer apreciar o champanhe dentro da garrafa. Até porque dessa maneira boa parte do liquido é desperdiçada. Buchanan recomenda que você deixe a gaiola de arame para ter maior segurança na hora de abrir. Os passos são:

  • Solte a gaiola de arame, para isso, gire cerca de seis vezes.
  • Segure a rolha com o dedão para evitar que ela escape. Com a outra mão gire devagar a garrafa.
  • Dessa maneira a rolha vai sair sem causar uma explosão.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes