Cidades da RMC discutem qualidade ambiental e sustentabilidade

Objetivo do encontro é melhorar a qualidade ambiental da região por meio de ações intermunicipais de conservação e recuperação.

Campinas - A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas realiza hoje (13) o 1° Workshop Reconecta RMC. O objetivo é iniciar a integração dos municípios para recuperação da fauna e flora locais promovendo qualidade ambiental na região. A proposta de criar um Termo de Cooperação para integrar as cidades da Região Metropolitana de Campinas foi apresentada pela Secretaria em abril.

No documento, a intenção é integrar, identificar e discutir os temas relevantes que subsidiem uma linha de ação regional voltada à preservação e recuperação da fauna e flora. "Se integrarmos as ações que já estão sendo feitas na escala local, os esforços técnicos, e o planejamento ambiental de forma regional, conseguiremos definir estratégias e ações intermunicipais para conservação e recuperação da fauna e flora a fim de melhorar a qualidade ambiental da região", explica a diretora do Departamento do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Cruz Guirao.

Qualidade ambiental e sustentabilidadeDe acordo com ela, entre os itens a serem abordados estão o nível de influência das questões ambientais de cada município no contexto da RMC; os problemas relacionados à recuperação de fauna e flora em cada localidade; a situação atual de conservação; e ações relacionadas à conservação e recuperação que têm sido efetivas. A Secretaria do Verde elaborou o Plano Municipal de Verde (PMV), que incorporou o Plano Municipal da Mata Atlântica, e foi instituído pelo Decreto Municipal nº 19.167 de 7 de junho de 2016.

Estratégia ambiental

PMV passou a ser um instrumento estratégico para definir programas para os próximos 10 anos, dentre os quais ações de manejo de espécies exóticas, conectividade entre fragmentos florestais, conservação ambiental da fauna regional, recuperação de Áreas de Preservação Permanente, gestão de Unidades de Conservação e demais áreas protegidas. "Percebemos que muitas destas ações somente serão efetivas se tratadas de modo regional. Afinal, a gestão ambiental ultrapassa os limites municipais", diz Ângela. O encontro, voltado aos técnicos e secretários dos órgãos ambientais municipais, acontece no auditório da Faculdade de Direito, no Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), das 8h30 às 17h.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes