DCI SP

Como tirar RG em São Paulo: Poupatempo realiza mutirão em outubro

Para solicitar a primeira via do documento é preciso agendar online data e horário para atendimento no Poupatempo

Escrito por

Para acelerar a fila de tirar RG em São Paulo, o Poupatempo vai promover no mês de outubro um mutirão para atender às solicitações de Carteiras de Identidade.

São 55 mil vagas distribuídas entre os 85 postos do estado de São Paulo, que vão operar em horário estendido durante todos os sábados do mês, das 13h às 17h, e também na segunda-feira (11/10), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Desde 1992, o cidadão paulista pode tirar a primeira via da Carteira de Identidade (RG) de graça. O artigo 3º da Lei 7.645, de 23 de dezembro de 1991, tornou isenta a taxa de expedição do documento. Já a taxa para da emissão de segunda via da Carteira de Identidade custa R$ 41,42.

Como tirar RG em São Paulo

Para tirar o RG em São Paulo é necessário realizar um agendamento prévio, disponível sempre às quintas-feiras anteriores às datas dos eventos, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

No dia do atendimento é necessário comparecer em um dos postos com a Certidão de Nascimento ou Casamento original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no estado de São Paulo. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto.

Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

Mutirão para emissão de RG:

Horário de sábado: das 13h às 17h.

No dia 11/10, véspera do feriado de 12 de outubro, o mutirão será realizado no expediente normal de cada unidade.

Datas:

– 02/10 (sábado)

– 09/10 (sábado) e 11/10 (segunda-feira), exceto unidade de Bebedouro

– 16/10 (sábado)

– 26/10 (sábado)

– 30/10 (sábado)

Documentos para a primeira via da carteira de identidade

- Certidão de nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação;
- Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia devem estar legíveis e em bom estado de conservação. Obrigatório para mulheres casadas e viúvas.
- Averbada, para divorciadas ou separadas consensualmente; 1 fotografia 3x4 colorida ou não, de frente e recente;

Observações:

- O menor de 16 anos deve estar acompanhado pelo pai, mãe ou representante legal com a respectiva carteira de identidade para conferência de assinatura.
- O cidadão de nacionalidade portuguesa deverá informar o número da Carteira Modelo 19 (azul), se tiver, e apresentar original e cópia do Certificado de Outorga do Gozo de Direitos Políticos ou o Título de Igualdade de Direitos e Deveres, emitidos pela Justiça Federal.
- O cidadão brasileiro naturalizado deverá informar o número da Carteira Modelo 19 (azul), se tiver, e apresentar o original e cópia do Certificado de Naturalização e o Registro Nacional de Estrangeiro (se não tiver sido recolhido pela Polícia Federal).
- Outros Estados: para a 1ª via, maior, apresentar o original (se tiver) da carteira de identidade do outro Estado

Última modificação em 22/07/2022 13:35

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: rg