Desabamento em São Paulo: obra do metrô abre cratera em marginal

Acidente aconteceu em obra na Linha 6-Laranja do Metrô, na zona Norte de São Paulo

Na manhã desta terça-feira, 1 de janeiro, a Marginal Tietê precisou ser interditada sentido zona Leste, nas três pistas entre as pontes Piqueri e Freguesia do Ó, após um desabamento em São Paulo.

O acidente aconteceu em uma obra na Linha 6-Laranja do Metrô, que teria sido causado escavação realizado pela máquina conhecida como Tatuzão, máquina utilizada para escavar túneis, atingiu uma adutora ou tubulação de esgoto, abrindo uma cratera sob a Marginal.

As informações foram passadas pelo capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Como aconteceu o desabamento em São Paulo

Parte da obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo desmoronou por volta das 9h desta terça-feira e um trecho da Marginal Tietê foi completamente interditado, já que também corre risco de desabamento. O asfalto cedeu ao lado de um poço feito pela máquina conhecida como tatuzão próximo à Ponte do Piqueri, no sentido da rodovia Ayrton Senna, na zona norte da capital paulista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a máquina teria atingido uma adutora ou uma tubulação de esgoto, causando um enorme vazamento de água e o consequente desabamento de parte da obra e da pista da Marginal. A informação é de que todos os 50 funcionários que trabalhavam no local conseguiram escapar do acidente e, até o momento, não há registro de feridos.

Profissionais do Corpo de Bombeiros, da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar estão no local para atender a ocorrência e tomar as providências necessárias.

A Marginal Tietê é uma das vias expressas mais importantes da capital paulista. Segundo a CET, devido ao desabamento, um trecho da Marginal precisou ser completamente interditado. A via registrou um engarrafamento de mais de 7 quilômetros, que atingiu outras ruas e avenidas da região,  na zona norte de SP. Parte do trecho da via expressa da Marginal já foi liberado.

Obras da Linha 6 começaram em 2015

A obra da Linha 6-Laranja, onde ocorreu o desabamento em São Paulo, teve início em 2015 e foi paralisada em 2016, sendo retomada somente em 2020. O projeto de construção, que é feito em parceria com o Estado de São Paulo e a empresa Acciona, prevê 15 estações e o transporte de cerca de 633 mil pessoas por dia. A Linha 6-Laranja deve ter integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e com a 7-Rubi e a 8-Diamante, da CPTM. Com investimento previsto de R$ 15 bilhões, a previsão é de que a obra seja concluída em 2025.

Em nota, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que o acidente atingiu um Poço de Ventilação e que apura as causas e a extensão dos danos à obra e às vias locais.

 

Acompanhe as últimas notícias de SP no DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes