Estudante cria sistema de previsão do tempo por neurônios artificiais

Plataforma desenvolvida por estudante da Fatec de Taquaritinga dará acesso a informações climáticas de maneira simples, unificada e mais barata.

Uma plataforma de consulta e previsão de indicadores meteorológicos desenvolvida por um estudante do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Fatec de Taquaritinga dará acesso a informações climáticas de maneira simples, unificada e mais barata. Voltado para produtores, empresários e pesquisadores, o projeto foi o vencedor da 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em outubro, na categoria Informática e Ciências da Computação.

Sistema criado pelo estudante tem custo reduzido

Sistema criado por estudante - iaOrientado pelos professores Ronaldo Ribeiro de Campo e Jederson Donizete Zuchi, o estudante de 2º ano João Trevizoli Esteves criou um sistema que permite ao usuário gerenciar índices básicos, tais como o balanço hídrico climatológico e de cultura, evaporação da água de superfícies, capacidade de água disponível no solo, níveis de radiação global e outras informações a um custo bem reduzido, dispensando o uso de complexas estações meteorológicas e conhecimentos específicos.

A iniciativa se baseia no conceito de Rede Neural Artificial (RNA), modelo estatístico inspirado na estrutura cerebral de organismos inteligentes que adquirem conhecimento através da experiência. Compõe-se dos chamados neurônios artificiais, conjuntos bem estruturados de unidades de processamentos dispostos em camadas e interconectados entre si. Por meio desse "conhecimento" adquirido, do qual fazem parte análises históricas, imagens e processos, espera-se prever o futuro com base em informações do passado. A previsão de chuva, por exemplo, é feita pelo sistema com base na coleta de dados históricos de precipitações pluviométricas em determinada área.

O projeto do estudante propõe fornecer as informações "customizadas" para cada usuário. Pelo computador ou aplicativos para celular, ele pode ter acesso rápido, em tempo real, a dados sobre o clima, poupando tempo e dinheiro.

/Agências

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes