Onda de calor no Brasil vai atingir 3 estados nos próximos dias

Temperaturas no Rio Grande do Sul podem ultrapassar os 40°C

Os brasileiros podem se preparar para uma onda de calor intensa na segunda quinzena de janeiro de 2022. Segundo o Climatempo, as altas temperaturas devem começar pelo Rio Grande do Sul, e em algumas cidades os termômetros podem chegar a 43ºC. Entenda o que é essa onda de calor e quais estados serão atingidos nos próximos dias.

O que é onda de calor?

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), onda de calor é um período de alguns dias seguidos (entre 3 e 6) em que as temperaturas máximas ficam acima da média. Nesta semana, no sul do país, a situação será causada por um bloqueio atmosférico, que vai impedir que as frentes frias avancem pelo Rio Grande do Sul. Isso fará com que os termômetros marquem até 5ºC a mais do que o normal para o período.

A previsão é de que a onda de calor no sul do país dure, pelo menos, até o próximo fim de semana. Em Porto Alegre, capital do estado, os termômetros podem chegar perto dos 40ºC. Em outras cidades, as temperaturas podem alcançar a marca de 43 graus. Cidades da Argentina, do Paraguai e do Uruguai também vão sofrer com uma forte onda de calor nos próximos dias.

Quando a onda de calor chega a São Paulo?

Nas primeiras semanas de 2022, a capital paulista enfrentou temperaturas abaixo da média para o período. Em alguns dias, os termômetros não passaram dos 23ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas a previsão do Climatempo é de que essa situação não dure por muito tempo. Isso porque, já a partir de quarta-feira, a capital paulista deve voltar a esquentar, mesmo com o tempo nublado e a ocorrência de pancadas de chuva.

Ainda nesta semana, em São Paulo, uma leve onda de calor deve elevar as temperaturas para perto dos 30 graus. A partir de sábado, segundo o Climatempo, o sol deve voltar a brilhar na capital elevando ainda mais a marcação dos termômetros durante alguns dias consecutivos. Na próxima semana, as temperaturas devem ficar entre os 19 e os 30 graus.

Quais estados serão atingidos pela onda de calor?

O Inmet emitiu um alerta de perigo a 216 cidades do Rio Grande do Sul que serão atingidos fortemente pelas altas temperaturas. O sul e o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná também devem ter tempo firme e calor, tendência que segue para a região sudeste do Brasil a partir do fim de semana.

Na América do Sul, cidades da Argentina, do Paraguai e do Uruguai já estão sentindo as altas temperaturas desde o início da semana. Algumas previsões falam em termômetros marcando quase 50ºC em algumas regiões dos países vizinhos.

Onda de calor
Onda de calor de 2022 no rio grande do sul vai elevar temperaturas a 43ºc - foto: fernando frazão/agência brasil

Defesa Civil alerta para o perigo das altas temperaturas

Apesar de boa parte do país estar sofrendo com as fortes chuvas, a região sul enfrenta um longo período de estiagem nos últimos meses, como há muito tempo não se via, o que pode agravar ainda mais a sensação de calor. Além de provocar perdas na agricultura, a estiagem somada ao forte calor pode aumentar o risco de incêndios na vegetação.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alguns alertas e cuidados, já que os índices de radiação solar estarão muito altos durante a onda de calor que vai atingir a região. Evitar exercícios ao ar livre entre as 10h e as 16h, manter a hidratação constante, utilizar protetor solar e fazer refeições leves são algumas recomendações do órgão.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes