DCI SP

Passe livre em São Paulo: quem tem direito e como conseguir?

Para que o estudante possa fazer a solicitação do passe livre em São Paulo, é preciso que a instituição de ensino tenha feito um cadastro prévio no site da EMTU/SP.

Muitos estudantes podem andar gratuitamente nos transportes públicos de SP. Isso ocorre em razão do passe livre em São Paulo, que vale para alunos do ensino regular, técnico ou superior. O formulário para conseguir a gratuidade em 2021 já está disponível no site da EMTU/SP, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Segundo o governo paulista, no ano passado a EMTU/SP emitiu cerca de 88,8 mil passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do estado. Foram 50,7 mil passes livres e 38,1 mil de meia tarifas.

Quem tem direito ao passe livre em São Paulo?

Para conseguir ter acesso ao passe livre de São Paulo, o estudante do ensino regular, técnico ou superior deve ter renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Em 2021, o salário mínimo é de R$ 1.100.

Além disso, os alunos que não se encaixarem na regra da gratuidade, podem solicitar a meia tarifa. Sendo assim, haverá desconto de 50% nas passagens. Ao passo que, os professores podem solicitar a meia tarifa caso residam em um município e lecionem em outro da mesma região metropolitana.

Como solicitar?

Para que o estudante possa fazer a solicitação do passe livre em São Paulo, é preciso que a instituição de ensino tenha feito um cadastro prévio no site da EMTU/SP para o benefício do transporte intermunicipal.

Então, o aluno deve acessar esse mesmo site e ir até a seção de “Bilhetes e Cartões” Feito isso, a orientação é ir até o item de “Passe Escolar” e clicar na região metropolitana em questão (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte ou Sorocaba).

Em seguida, será possível ver o regulamento do passe livre, bem como preencher o formulário para requisição ou revalidação. Ao finalizar esse preenchimento e enviar os documentos devidos é preciso pagar um boleto bancário no valor de R$ 23,45. No geral, o benefício pode ser liberado em até 20 dias após a solicitação.

 

Leia também:

Última modificação em 27/07/2022 16:44

Compartilhe