Plano SP: mudança permite volta às aulas mesmo com piora na pandemia

Mesmo na fase vermelha, a pior da pandemia, 35% dos alunos poderão frequentar escolas, que é considerada um ambiente seguro para o governo

O Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou na tarde desta quinta-feira, 17, mudanças sobre a volta às aulas em SP.  Agora, mesmo na fase vermelha, considerada a pior da pandemia do coronavírus, os alunos poderão frequentar as escolas públicas e particulares.
Atualmente, São Paulo está na fase amarela, que permite o retorno de até 35% dos alunos. As aulas estão previstas para começar no dia 1° de fevereiro de 2021 e caso haja uma piora no quadro e, consequentemente, o recuo para a fase vermelha, a mesma quantidade de alunos que hoje vai  à escola poderão frequentar as aulas. 

Volta às aulas em SP após a mudança

 

  • Fase verde: abertura parcial
Educação básica: retorno de até 100%
Educação superior: retorno de até 70%

 

  • Fase amarela: flexibilização
Educação básica: retorno de até 70%
Educação superior: retorno de até 35%
  • Fase laranja: controle
Educação básica: retorno de até 35%
Educação superior: retorno de até 0%
  • Fase vermelha: alerta máximo
Educação básica: retorno de até 35%
Educação superior: retorno de até 0%
"O retorno será regionalizado, conforme critérios de segurança imposto pelo Centro de Contingência. A decisão é embasada em experiências internacionais e nacionais, e tem por objetivo garantir segurança de alunos e funcionários da rede pública e privada do estado, além do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional de milhões de crianças e adolescentes", declarou Doria.

 

O modelo de São Paulo segue o de outros países, como Alemanha e França, que mantiveram as escolas abertas durante uma segunda onda, mas endureceram as restrições para os jovens com o fechamento de bares e restaurantes.

É seguro voltar às aulas em SP?

Ainda durante a coletiva, o secretário estadual de educação, disse que o ambiente escolar é seguro para a volta às aulas em SP, uma vez que não foi identificado nenhum caso de transmissão da doença dentro das escolas. Os contágios, ainda de acordo com o que apontou, aconteceram em casa ou em outros locais.
"Proteger também é ter a escola funcionando. O que a gente tem visto cada vez mais é que o ambiente da escola é seguro”, justificou ele.

Educação não está entre os grupos prioritários da vacina

 

Apesar de poderem já estarem em atividades, mesmo que em escala menor, os profissionais da saúde e os alunos não estão inclusos no grupo prioritário de vacinação anunciado pelo governador João Dória. Segundo ele, a imunização está prevista para começar dia 25 de janeiro, mas a CoronaVac ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
“Obviamente professores e outros profissionais que são fundamentais para nossa sociedade precisam ser prioridade, mas não podemos esperar a volta às aulas em SP só quando tivermos a vacinação completa. Não tem para crianças previsão em 2021”, disse ainda o secretário.

Entenda cada fase do plano SP

 

  • Fase vermelha: somente comércios essenciais podem abrir;

 

  • Fase laranja: poderá abrir shopping centers, comércios e serviços, desde que a ocupação máxima não passe de 20% da capacidade do local. O funcionamento será de 4 horas diárias em todos os dias da semana ou 6 horas diárias em quatro dias da semana. Restaurantes, bares, academias e salões de beleza não podem funcionar;

 

  • Fase amarela: poderá abrir shopping centers, comércios e serviços, desde que a ocupação máxima não passe de 40% da capacidade do local. O funcionamento será de 12 horas diárias. Bares e restaurantes podem funcionar, mas só até às 22h. Academias e salões de beleza podem funcionar até 10 diárias, também com capacidade de 40%;

 

  • Fase verde: na fase verde, todos os setores vão poder operar com 60% da capacidade, sem limite de horas diárias, com exceção de bares e restaurante, que devem encerrar o consumo no local às 22h;
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes