Rodízio de carros será suspenso no aniversário de São Paulo

Esquema será retomado na quarta-feira, dia 26, para carros com placas final 5 e 6

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, anunciou que o rodízio de veículos na capital paulista será suspenso dois dias por causa do aniversário da cidade, que será na terça-feira, dia 25 de janeiro.

Embora não seja feriado em São Paulo, as repartições públicas não abrirão devido à compensação de horas dos servidores. Além disso, muitas empresas não anteciparam o feriado no ano passado, como determinou a prefeitura. Por isso, também devem ficar fechadas. Isso deve reduzir o fluxo nas vias da capital.

Rodízio suspenso no aniversário de São Paulo

Na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25 de janeiro, o paulistano não precisará se preocupar com as restrições de circulação de veículos na capital. Isso porque, embora seja dia útil, o aniversário de São Paulo deve provocar uma redução na circulação de carros pelas ruas. Por causa disso, a Prefeitura da capital decidiu suspender o rodízio de veículos na véspera e no dia do aniversário da cidade.

O feriado foi antecipado no ano passado para a criação de um “megaferiado”, determinado pelo então prefeito Bruno Covas, que morreu em decorrência de um câncer. A antecipação foi uma medida para tentar conter o avanço da Covid-19 na cidade. Apesar disso, nesta terça, as repartições públicas terão o expediente suspenso e diversas empresas também devem parar, já que nem todas aderiram ao “megaferiado” em 2021.

Dessa forma, na segunda e na terça, os carros com placas final 1, 2, 3 e 4 poderão circular normalmente. O rodízio será retomado na quarta-feira, dia 26, para os veículos de placas final 5 e 6.

horário do rodízio de veículos em São Paulo
Foto: Pixabay

A suspensão vale para todos os veículos?

O rodízio suspenso por causa do aniversário de São Paulo não vale para veículos pesados e para as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). A Zona Azul e os horários de faixas e corredores de ônibus também serão mantidos nos dias 24 e 25.

O rodízio de veículos na capital paulista foi adotado com o objetivo de reduzir os congestionamentos nos horários de pico e a poluição atmosférica. O esquema funciona entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h e, a cada dia da semana, o revezamento proíbe a circulação de carros no chamado mini anel viário de acordo com o final da placa.

Quem for flagrado descumprindo a medida leva multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. O revezamento funciona assim: na segunda-feira, não circulam carros com placas final 1 e 2; na terça, finais 3 e 4; quarta-feira, não podem circular os veículos final 5 e 6; quinta, 7 e 8 e, na sexta, 9 e 0.

Você pode gostar também
buy cialis online