Rodízio de carros será suspenso no aniversário de São Paulo

Esquema será retomado na quarta-feira, dia 26, para carros com placas final 5 e 6

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, anunciou que o rodízio de veículos na capital paulista será suspenso dois dias por causa do aniversário da cidade, que será na terça-feira, dia 25 de janeiro.

Embora não seja feriado em São Paulo, as repartições públicas não abrirão devido à compensação de horas dos servidores. Além disso, muitas empresas não anteciparam o feriado no ano passado, como determinou a prefeitura. Por isso, também devem ficar fechadas. Isso deve reduzir o fluxo nas vias da capital.

Rodízio suspenso no aniversário de São Paulo

Na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25 de janeiro, o paulistano não precisará se preocupar com as restrições de circulação de veículos na capital. Isso porque, embora seja dia útil, o aniversário de São Paulo deve provocar uma redução na circulação de carros pelas ruas. Por causa disso, a Prefeitura da capital decidiu suspender o rodízio de veículos na véspera e no dia do aniversário da cidade.

O feriado foi antecipado no ano passado para a criação de um “megaferiado”, determinado pelo então prefeito Bruno Covas, que morreu em decorrência de um câncer. A antecipação foi uma medida para tentar conter o avanço da Covid-19 na cidade. Apesar disso, nesta terça, as repartições públicas terão o expediente suspenso e diversas empresas também devem parar, já que nem todas aderiram ao “megaferiado” em 2021.

Dessa forma, na segunda e na terça, os carros com placas final 1, 2, 3 e 4 poderão circular normalmente. O rodízio será retomado na quarta-feira, dia 26, para os veículos de placas final 5 e 6.

Horário do rodízio de veículos em são paulo
Foto: pixabay

A suspensão vale para todos os veículos?

O rodízio suspenso por causa do aniversário de São Paulo não vale para veículos pesados e para as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). A Zona Azul e os horários de faixas e corredores de ônibus também serão mantidos nos dias 24 e 25.

O rodízio de veículos na capital paulista foi adotado com o objetivo de reduzir os congestionamentos nos horários de pico e a poluição atmosférica. O esquema funciona entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h e, a cada dia da semana, o revezamento proíbe a circulação de carros no chamado mini anel viário de acordo com o final da placa.

Quem for flagrado descumprindo a medida leva multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. O revezamento funciona assim: na segunda-feira, não circulam carros com placas final 1 e 2; na terça, finais 3 e 4; quarta-feira, não podem circular os veículos final 5 e 6; quinta, 7 e 8 e, na sexta, 9 e 0.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes