Touro de Ouro da B3 é removido por falta de licença da prefeitura

A prefeitura também decidiu aplicar uma multa em razão de violação da legislação do município.

Durou apenas uma semana o Touro de ouro da B3. A escultura instalada em frente a Bolsa de Valores brasileira, no centro de São Paulo, foi removida na noite de terça-feira, 23 de novembro, por falta de autorização da prefeitura da cidade.

Por que o Touro de Ouro da B3 foi removido?

A escultura “Touro de Ouro” foi instalada no dia 16 de novembro em frente ao prédio da B3 - sigla para Brasil, Bolsa, Balcão - na rua XV de Novembro, no centro histórico da capital. O problema é que a instalação da estátua não recebeu autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana - órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Inicialmente, a instalação ficaria no local até o dia 15 de dezembro, mas o colegiado da prefeitura entendeu que a peça tinha caráter publicitário, o que viola a chamada "Lei Cidade Limpa". Por isso, a prefeitura também decidiu aplicar uma multa em razão de violação da legislação do município.

Feita pelo artista plástico Rafael Brancatelli, 41 anos,  o monumento foi construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva. O Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

Em pouco tempo, a estátua se tornou alvo de protestos e recebeu uma chuva de críticas nas redes sociais. Para parte do público, o monumento está associado a desigualdade social do país. Para outros, a instalação é uma atração cultural da capital paulista.

O Touro de Ouro da B3 foi inspirada no Touro de Wall Street, estátua localizada no centro financeiro de Nova York. Nos EUA, a escultura representa "o otimismo e a força dos investidores" no mercado financeiro.

Leia também:

Que dia cai a primeira parcela do décimo terceiro?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes