14º salário aposentados 2021 foi aprovado? Veja o que se sabe

Proposta prevê o pagamento para beneficiários do INSS, mas ainda precisa de aprovação

Um Projeto de Lei apresentado em agosto ano passado prevê o pagamento de 14º salário dos aposentados em 2021. A proposta visa ajudar contra os impactos financeiros causados pela pandemia da covid-19.

Neste anos, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam o 13º antecipadamente em duas parcelas - entre os meses de março e junho. Caso o projeto que instituiu a nova remessa não caminhe, os aposentados não terão nenhum valor programado para o final do ano.

14º salário dos aposentados 2021: o que diz o projeto?

De autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), o Projeto de Lei 4367/2020 foi apresentado em 26 de agosto de 2020. A proposta inicial era que o repasse acontecesse ainda no ano passado, como suporte na pandemia.

O texto sofreu alterações e propõe, agora, o pagamento do 14º salário dos aposentados em 2021, 2022 e 2023. Neste ano, o valor seria o mesmo do 13º, mas deve aumentar nos anos seguintes por causa das correções na inflação — isso porque o pagamento é baseado no valor do salário mínimo, que muda todos os anos para manter o poder de compra da população<span">.

Caso o processo seja aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estão aptos a garantir o 14º salário: aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-doença,  pensão por morte, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente.

Outro projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já havia sido apresentado no ano passado. No entanto, a proposta não chegou a ser votada.

Quando o projeto será aprovado?

Até o momento, o texto para instituir o pagamento do 14º salário dos aposentados 2021 foi aprovado em comissões — a de Finanças e Tributação, e de Seguridade Social e Família da Casa. Outras equipes do Congresso vão avaliar a proposta.

Se seguir, o projeto será votado pela Câmara, Senado e, por fim, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também:
Auxílio Brasil: 8 perguntas respondidas sobre o benefício de R$ 400

 

Você pode gostar também
47 Comentários
  1. Avatar de tatiana chaves
    Tatiana Chaves Diz

    ESSE GOVERNO DE LADRÕES QUE ROUBAM DOS APOSENTADOS O DIREITO DE TER GARANTIAS PARA TER UM FINAL COM DIGNIDADE, SÓ RESTA DIZER QUE ESSAS MERDAS QUE NÓS ELEGEMOS COMO PESSOAS DO BEM, NA VERDADE SÃO VERDADEIROS LADRÕES.
    A COMEÇAR DO CHEFE MAIOR, O LADRÃO QUE ROUBA EM FAMÍLIA.
    DINHEIRO PARA JOGAR CADA VEZ MAIS NA POLÍTICA IMUNDA ELES TEM, PARA OS APOSENTADOS ELES TIRAM OU MELHOR ELES ROUBAM E DIVIDEM ENTRE ELES PRÓPRIOS.
    SÃO VERDADEIROS LADRÕES.

    1. Avatar de paulo rocha
      Paulo Rocha Diz

      Absolutamente correto seu comentário!

      1. Avatar de delbio
        Delbio Diz

        O POVO TEM DE SE MEXER NAO PODEMOS SO FICAR ASSISTINDO ESSES POLITICOS SEM VERGONHA NAO SENTIR O SOFRIMENTO DOS POBRES …SACANAGEM DESENFREADA…..TEMOS DE SAIR PRA RUA…DE FORMA ORDEIRA POREM FIRME…..NENHUM POLITICO E PARTIDOS SAO MAIS FORTES QUE NOSSO POVO….. TEMOS DE GRITAR P NOS OUVIREM…BRASIL PAIS DE TRAPALHOES POLITICOS…..

        1. Avatar de gloria
          Gloria Diz

          No momento estao preucupados em aprovar o Orçamento Secreto ou seja o Roubo na cara de pau , ainda uns dizem q so o PT rouba , faz me rir ne

          1. Avatar de edmilson pereira do vale
            Edmilson Pereira do Vale Diz

            Vdd
            O Lula está rico, porquê não pegaram a fortuna que ele roubou.
            Um apto e um sítio e nem essas propriedades estavam em seu nome.
            Se ele roubou tanto assim, tinha tanto dinheiro que o cara fez porto em Cuba, metrô na Colômbia e roubou tanto assim.?
            Esse daí não rouba é o que ele diz, ao de está o dinheiro que não é roubado então ?
            A vdd se o Lula não tivesse comprado papéis do tesouro americano o FMI estava aqui.
            O Brasil tinha 785 bilhões de dólares pela compra desses papéis e graças há esse dinheiro o senado autorizou ele gastar, esse dinheiro somente e gasto quando há uma situação extrema como no caso essa pandemia.

          2. Avatar de everaldo
            Everaldo Diz

            Até parece que os problemas nasceram de três anos para cá. Esse inferno de corruptos já vem esperando o povo a décadas os últimos 8 anos foram pra acabar

        2. Avatar de vera lucia rechenmacher
          Vera Lucia rechenmacher Diz

          Senhores senadores vamos aprovar isto de uma vez .. seria o mínimo pois quantos vocês iriam ajudar são pessoas que ajudam suas famílias.nde um Natal um melhor a estas pessoas 🙏🏼

          1. Avatar de lucio
            Lucio Diz

            VENDO A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS, PARECE QUE ATE 2018,ESSE PAIS ERA UMA DINAMARCA,NÃO HAVIA CORRUPÇÃO, POLITICOS DESONESTOS,GOVERNO QUE DAVA DINHEIRO PRA TODOS ,ETC…
            É MUITA HIPOCRISIA.
            *INFELIZMENTE DESDE O IMPERIO SOMOS ROUBADOS POR POLÍTICOS DESONESTOS*

      2. Avatar de gloria
        Gloria Diz

        No momento eles estao preucupados em aprovar o Orçamento Secreto deles ne , ou seja o Roubo Secreto , ainda tem uns ai dizendo q so o PT q rouba , se gritar pega ladrao nao fica um

        1. Avatar de vilma coelho

          Sou igual santo Tomé só acredito vendo. É muito bom esses políticos lembrar que o ano que vem tem eleição e nós que somos aposentados a maioria ainda vota e temos família que também vota. Porque esse projeto não é enterresse deles por isso ainda não foi votado. AFF ninguém merece esse políticos tô só observando eles com esse projeto

          1. Avatar de paulo arruda
            Paulo arruda Diz

            Facção de políticos vagabundos ladrões q só roubam pra eles bolsonaro e paulo guedes estão acabando com a botija do pais dinheiro nosso dos nossos impostos servindo para enriquecer Bolsonaro e a sua faccionada família é revoltante isso pra aprovar uma esmola psra o povo brasileiro é a maior onda agora pra fazer o mal ao povo brasileiro é feito o mal nas caladas da noite ex:a aprovacao da pec dinheiro dos aposentados q esperaram por mais de década num instante é assaltada por um safado pilantra artur lira bandidao lá das Alagoas!

        2. Avatar de josinete
          Josinete Diz

          Infelizmente perdi a fé nos homens. Não acredito mas em nada do que eles falam. Graças a Deus só não perdi a fé no Deus que fez os homens.

        3. Avatar de everaldo
          Everaldo Diz

          Não. O PT não rouba…… ele ROUBAVA

      3. Avatar de marcos aurelio
        Marcos Aurelio Diz

        Nós aposentada não tivemos um abono do governo desse auxílio emergência. Nós também temos o direito de receber o 14 salário referente a perda do nosso salário com a covid 19.

      4. Avatar de joão plinio
        João Plinio Diz

        Ninguém perguntou se queríamos o décimo terceiro adiantado. Foi bom, todos usaram mas faz falta no final do ano quando mais precisamos. Normalmente gostamos de dar um presentinho, mesmo que simples aos netos, mas sem esse do final do ano não vai ter como presentear ou fazer uma janta melhor no natal.

    2. Avatar de cleusa
      Cleusa Diz

      O décimo terceiro desse ano foi pago em maio e junho desse ano… Foi antecipado por causa da pandemia

      1. Avatar de edson
        Edson Diz

        Culpo sem dúvida alguma esse governo,aqui onde moramos faz 5 meses sem chuva,o carro do meu vizinho despencou ladeira abaixo culpa de quem,desse governo , criavamos umas vaquinha aqui, perdemos 3 por febre,culpa de quem,esse governo que está aí,o mercadinho aqui perto de casa fechou o estacionamento aos clientes culpa de quem,nosso vizinho tinha um cão de estimação sumiu a uns 5 dias já vcs tem dúvida de quem seja a culpa,na minha opinião esse Bolsonaro é culpado por esses problemas que temos . Não voto nele jamais.

      2. Avatar de vera lucia rechenmacher
        Vera Lucia rechenmacher Diz

        Vamos nos unir ..as eleições estão aí e nós somos muitos..e vamos mostrar nossa força 💪não vamos cair no esquecimento ..e vamos nos unir.

      3. Avatar de geraldo
        geraldo Diz

        Esperem sentados alguma coisa desse governo de ladrões, se fosse pra dar vantagens aos politicos ou algum protegido deles a coisa muda eles mudam até leis pra se beneficiar o povo que se foda pois so serve pra votar nesses bostas meu voto nunca vão ter pois vou anular q perder tempo com lixos.

    3. Avatar de jorge
      Jorge Diz

      De qual governo está falando?
      Só pode ser os anteriores que roubaram tudo dos cofres
      PT CANÁLHAS

      1. Avatar de antonio
        Antonio Diz

        Esse povo idiota endeusa essa cambada de políticos safados que só querem saber deles mesmos.

        1. Avatar de emilio rocha
          Emilio Rocha Diz

          Estes politicos so querem pra eles.garanto si foce um almento pra eles isso estaria aprovado da noite pro dia mas como si tratando dos aposentados isso e uma lastima mas nao tem importancia as eleicoes vem ai ai eu um grande leitor vou ter a pachorra de votar contra estes bandos de vagabundos .e tem mais vou trabalhar contra estes salafrarios entao aposentados vamos ferrar estes bandos de mamadores do brasil Deus nos abencoe e vida pra frente

          1. Avatar de petronil
            Petronil Diz

            Acho difícil passar essa proposta porque esses ladrões que lá estão vão dizer que não tem onde tirar recursos. É claro , só tem recursos pra dar para s partidos e aliados ladrões igual a eles.

    4. Avatar de wandik
      Wandik Diz

      Pior que colocaram a culpa nos governos de esquerda, muitos pobres votaram neste traste do executivo,nem consigo falar o nome dele! Tudo que tenho dentro da minha casa consegui no governo de esquerda,eu falo sempre a uns amigos meus que são evangelicos que Jesus é de esquerda, é só para ver quem andava com jesus,eram pessoas necessitadas e jesus é amor nuncaaaaaaaaaaaaaaa pregou ódio, fico vendo muitos que se dizem cristãos falando em armas, voltando o assunto do décimo quarto para nós ajudar,acho que esse dinheiro não saí para nós que somos aposentados infelizmente vamos passar um dezembro pior,em relação a todos esses políticos a Justiça Divina não falha

    5. Avatar de claudecir faltz
      Claudecir faltz Diz

      Quando é para votar o assunto de aumento de salário deles ou seus algozes no máximo 1 semana já está aprovado agora quando é para o povo que com muita dificuldade quer ter seus direitos fica igual brinquedo vai e volta, um empurra a responsabilidade para o outro pois ninguém quer assumir, se der certo fui eu se der errado foi você , esse bando de oportunistas que antes serem eleitos carregam no colo depois de eleitos mandam os motoristas que nós pagamos passarem por cima, o único direito do brasileiro é pagar e ficar calado ou aguenta as represálias , 2 anos pra votarem em um direito que irá beneficiar o país e não apenas alguns que é o caso deles

    6. Avatar de luis henrique
      Luis Henrique Diz

      Verdadeiros Ladrões…Pulhas…bando de mau caráter…!! Ficam posando de salvadores da pátria… !! Anteciparam o 13 … dinheiro que é nosso !!! E vem com uma narrativa de merda…” estamos ajudando o povo ” … gozando com o pau dos outros.!

  2. Avatar de eu
    Eu Diz

    Tatiana, a materia é falando de um projeto a ser votado…. que sindrome de vira-lata esse do brasileiro que nem lê a noticia e sai esbravejando que todo mundo é ladrao? (Kkkk)

    1. Avatar de valeria
      Valeria Diz

      Antes de acusar o PT de corrupção, procure se informar, não jogue palavras ao vento. E hoje com esse governo ordinário que jogou uma grande parte dos pobres na miséria e desalento. Aqui está se falando em 14° salário, mas como você foi da palpite errado, estou rebatendo.

      1. Avatar de ana
        Ana Diz

        Esse governo juda todo mundo menos os aposentados, porque antecipar décimo terceiro não é ajuda, isso já é nosso só veio antes da hora, agora além de tudo quem paga esses auxílios somos nós porque do bolso deles não sai nada. Eles aprovam o que eles querem cabe a nós ficarmos na esperança. Governo sábado!!!

    2. Avatar de inês danelli faria
      Inês Danelli Faria Diz

      Não adianta vir aqui e comentar temos sim que nos unir e ir para a rua exigir que aprovem.

  3. Avatar de ana
    Ana Diz

    O problema q eu sinto ,sou pensionista, é q já não somos mais importantes para votar nas eleições,portanto tanto faz pagar ou não…coitados de nós ,se virar nos trinta para sobreviver,se comprar os remédios e pagar gás ,gasolina vc não come!!! infelizmente

  4. Avatar de welliton vitor
    Welliton Vitor Diz

    Ladrões quanto tempo leva pra voltar já se passou um ano e até agora tá pra ser voltado e sancionado agora para eles roubar não tem votação nenhuma eles pegam e pronto olha a infração que acumula no país tudo caro vendemos almoço pra jantar enquanto esse malditos políticos ficam preocupado em derrubar uns ao outros não estão discutindo como melhorar a cidade dos brasileiros mais preocupados em tirá partidos políticos entre eles e povo fica onde a demora nessa CPI QUANTO CADA UM GANHOU PRA ESTA LA PRESENTE POR QUE ELES GANHAM COMISSÕES POR PRESENÇAS ALEM DOS ALTOS SALÁRIOS PENSAM SE TIVEM SE UNIDOS PRA MELHORIAS DO NOSSO PAIS EU ABASTECO TODOS DIAS CADA DIA QUE VO NO POSTO O VALOR ESTA DIFERENTE ALIMENTOS GAS DE COZINHA TUDO TEMOS QUE FAZER VALER A ORDEM PROGRESSO COMO ESTA ESTAMPADO EM NOSSA BANDEIRA ESTOU SUOER INDIGNADO COM A SITUAÇÃO QYE SE ENCONTRA NOSSO PAÍS UMA VERGONHA POIS NOSSO PAIS E UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO POREM NAO E BEM ADMINISTRADO PELOS GOVERNANTES QUE PRA MIM SAO OS VERDADEIROS BANDIDOS EM NOSSO PAIS

    1. Avatar de sebastião moreira da silva
      Sebastião Moreira da Silva Diz

      A classe trabalhadora e aposentados e pensionistas. Tá sofrendo .com esse governo quê nada faz para melhorar a situação das clace baixa. Só é bom para os ricos. E para encher o bolso deles

  5. Avatar de juliana
    Juliana Diz

    Mais uma vez vai ficar só no papo esse decimo quarto salário claro pros que tão no poder podem sair se divertir e ter uma Natal e um Ano Novo tranquilo pois tem como se virar e os aposentados e pensionistas que se foram sempre foi assim e pq agora mudaria alguma coisa.
    Eu sou pensionista e sustento minha casa sozinha tenho 4 filhos e aí como fica pois meu marido faleceu depois que um bando de vagabundo assaltaram ele desde então Eu estou só com meus filhos pq esse governo não aprova de uma vez esse benefício pois precisamos muito E ainda volta pra eles msm esse dinheiro

  6. Avatar de luiz cláudio
    Luiz Cláudio Diz

    Eu sou aposentado e tenho os meus dois pés bem firmes não chão, eu não acredito que vai ser liberado o 14°- Salário neste ano de 2021 não saiu nada no ano de 2020, atenção aposentados não acreditam em boatos e nem em políticos, eu tenho o aplicativo do Meu INSS e lá eu serei comunicado se realmente será depositado o tal 14°- Salário, eu sou que nem santomé só acredito vendo !!

  7. Avatar de josé carlos agra
    José Carlos agra Diz

    José Carlos.
    Governo safado tira direito do aposentado de receber valores na justiça ( precatório ).
    Isso é safadeza e covardia.
    O congresso libera mas de 300 milhões para as prefeituras e eles não sabem dizer aonde foi gasto os dinheiro e não acontece nada e é dinheiro do povo.
    Isso só vai acabar quando o povo ir para as e parar essa merda de pais,
    Um país comandado por ladrão e um presidente analfabeto e safado.
    Tem que acabar com fórum preveligiado desses políticos safados e com as mordomias.
    Infelizmente é um país comandado por políticos e um presidente corruptos.

  8. Avatar de paulo cesar lopes aguiar.
    Paulo Cesar Lopes Aguiar. Diz

    Esse décimo quarto, não vai ser aprovado nunca, ó Senador Paulo Paim tevê uma atitude maravilhosa e um grande Senador, está sempre presente nas causas do Aposentado, más infelizmente o resto dos Políticos não tem nenhum interesse, aínda maís com esse Governo que infelizmente está aí
    Senador agradecemos ao Senhor pela atenção quê o senhor vem dando a nós aposentados mais acho muito difícil desse seu projeto ser aprovado,de qualquer maneira agradecemos pela sua atenção, quê DEUS 🙏 te abençoe Senador…….

    1. Avatar de antonio
      Antonio Diz

      Povo idiota que endeusa essa cambada de políticos safado que só querem saber deles mesmos.

  9. Avatar de sergio coelho
    Sergio Coelho Diz

    Nojo desses políticos.
    Um pouco de inteligência e nas próximas eleições, mudariamos todos

  10. Avatar de dilson
    Dilson Diz

    Caros amigos: nunca tivemos presidente que se preocupasse com os aposentados, esse agora aprovando bolsa Brasil que os brasileiros deveriam recusar, essa bolsa Brasil é somente para arrecadar mais impostos em compras para terem mais dinheiro para roubarem. Esse décimo quarto é só midia de políticos para se reelegerem nunca será aprovado. A solução é simples: nenhum aposentado vai à urna votar, serão milhões de votos que não terão e ao analizarem as eleições verão que os que não votaram foram os aposentados revoltados. Aí sim a midia vai focar nossa revolta.

    1. Avatar de celso
      Celso Diz

      Concordo plenamente

  11. Avatar de franklin
    Franklin Diz

    Estamos em novembro, não dar mais tempo. Estes políticos só votam a PEC pra fuder o povo. Votar pra favorecer não existe. Eu não acredito em porra nenhuma de 14°.

  12. Avatar de celso
    Celso Diz

    Cara realmente o descaso com a nossa categoria é uma vergonha pois somos os únicos que não recebemos nenhuma ajuda de ninguém nessa pandemia e somos a categoria que mais contribuiu pra esse Brasil, total falta de respeito.

  13. Avatar de paulo ivan
    Paulo ivan Diz

    Eu acho que o valor minimo para ter direito ao décimo quarto seria de 5 minimos de quem é aposenrado, porque hoje existe um projeto para ter direito quem ganha só até 3 minimos, acho uma injustiça este projeto.afinal quem ganha até 5 minimos no brasil não consegue viver com dignidade.

  14. Avatar de luciano
    Luciano Diz

    Bom, provavelmente não será pago, irá para a gaveta, e só iram se pronunciar uma semana antes do recesso, e ficará para 2022, onde vão dar as desculpas de sempre. Agora se o 14° fossem pra eles, já estava aprovado e pago, é fácil pra eles pq tem regalias e salários altos, pago pelo povo, se falam em cortas as regalias deles, se transformam em tudo para não perderem, mas se perdem, inventam outras. O povo paga, essa é a realidade!
    Enquanto o Brasil não for um só, será isso, as bolas brigam, cada uma por sua fatia, mas se o povo aceita e tem o medo de perder o seu, se cala, Brasil de lixos no governo, se tirar 5 , acho que é muito.
    Eles só se preocupam com, o que rende pra eles, boas parte sócios de empresas e seus filhos, e o povo paga, com aumento de tudo, reduzir preços dos importados, e o resto nas alturas.
    Ou viramos um Brasil só, ou nada terá jeito, pq vai tampar um buraco, e descobrir outro.

  15. Avatar de petronil

    Eu acredito que não passa , o dinheiro que eles têm é somente para engordar os partidos e pagar propinas para aprovar coisas benéficas para eles, vão dizer que não tem recursos. Bando de ladrões.

  16. Avatar de ramon
    Ramon Diz

    Uma baixaria esse governo. Deu dinheiro pra várias pessoas q n precisavam e q gastaram com drogas e pra gente q é incapaz de trabalhar por questões físicas n recebemos nada até agora nessa pandemia. Tendo q se virar com menos de 1 salário mínimo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes