4 formas de como consultar o 13º salário INSS

Têm direito à esse abono os brasileiros que, durante 2022, são beneficiárias de aposentadorias, auxílios e pensões

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir seu 13º salário para saber quando vão receber e qual será o valor. Esse abono será liberado a partir do dia 25 para cerca de 30,5 milhões segurados, então, veja como consultar o 13º salário INSS.

Como consultar o 13º salário INSS?

A consulta do 13º salário INSS pode ser feita de 4 formas, sendo duas delas através do site oficial do INSS e aplicativo do instituto que foram criados para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo INSS. Quem quer saber como consultar o 13º salário INSS também pode acessar as informações do pagamento pelo telefone e de forma presencial. Assim, confira a seguir como consultar o 13º salário INSS:

Site do INSS

Para quem quer saber como consultar o 13º salário INSS pela internet, a orientação é acessar o site meu.inss.gov.br/#/login e clicar em “Entrar com gov.br” para acessar a plataforma se já tiver cadastro. O mesmo botão pode ser utilizado por aqueles que querem se registrar, basta informar os dados do segurado e criar uma senha e login de acesso.

como consultar o 13º salário inss
Foto: Reprodução/INSS

Feito isso, busque pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, onde constará todas as informações sobre o pagamento do benefício de abril, além da primeira parcela do 13º salário INSS que será liberado junto com o benefício previdenciário.

App Meu INSS

Esta é a segunda opção para fazer a consulta pela internet. Neste caso, é necessário fazer download da plataforma em um celular e cadastrar dados como CPF, nome completo, data de nascimento e criar uma senha.

Depois, na tela inicial clique em “Entrar” para acessar à lista de serviços que estão disponíveis no Meu INSS. Assim, procure pelo botão “extrato” para consultar o 13º salário INSS. Desta forma, é possível conferir quando o dinheiro será liberado.

Além da consulta do 13º salário INSS, estão disponível mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS que podem ser realizados à distancia, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Telefone – Central de Atendimento INSS

Quem preferir consultar o 13º salário INSS pelo telefone deve entrar com contato com o número 135, que dá acesso à Central de Atendimento de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. As ligações que forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos, não têm custo. Por sua vez, as ligações feitas por celulares tem o custo é equivalente a uma ligação local.

Atendimento presencial

Quem não tiver acesso à essas ferramentas pode ir até uma das agências do INSS e informar que deseja saber como consultar o 13º salário INSS. O atendimento é feito após agendamento de data e horário junto à agências.

como consultar o 13º salário inss
Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil

Tenha em mãos o CPF e o número do seu benefício que também pode ser solicitado para identificar o cidadão e conferir quando será a liberação do abono, bem como, o valor a ser recebido.

Quando vai sair o décimo terceiro dos aposentados 2022?

A primeira parcela do 13º salário INSS que corresponde à 50% do benefício será paga a partir do dia 25 de abril. Para organizar esse pagamento, os segurados foram divididos em dois grupos, sendo que no primeiro estão aqueles que recebem benefícios de um salário-mínimo.

Através das 4 formas de como consultar o 13º salário INSS também é possível conferir as datas de pagamento do abono, que será liberado de forma escalonada seguindo o Número de Identificação Social (NIS). Portanto, veja quando vai ser pago o 13º salário INSS em 2022:

Pagamento para quem recebe benefício até um salário mínimo

Final do Benefício 1 – 25/04 (segunda-feira)
Final do Benefício 2 – 26/04 (terça-feira)
Final do Benefício 3 – 27/04 (quarta-feira)
Final do Benefício 4 – 28/04 (quinta-feira)
Final do Benefício 5 – 29/04 (sexta-feira)
Final do Benefício 6 – 02/05 (segunda-feira)
Final do Benefício 7 – 03/05 (terça-feira)
Final do Benefício 8 – 04/05 (quarta-feira)
Final do Benefício 9 – 05/05 (quinta-feira)
Final do Benefício 10 – 06/05 (sexta-feira)

Para para quem tem benefício acima do salário mínimo
Final do benefício 1 e 6 – 02/05 (segunda-feira)
Final do benefício 2 e 7 – 03/05 (terça-feira)
Final do benefício 3 e 8 – 04/05 (quarta-feira)
Final do benefício 4 e 9 – 05/05 (quinta-feira)
Final do benefício 5 e 0 – 06/05 (sexta-feira)

Por sua vez, o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS será liberado apenas em maio e o dinheiro estará disponível junto com o benefício que será liberado no próximo mês. Para os aposentados e pensionistas que querem saber como consultar o 13º salário INSS referente à segunda parcela, terão o pagamento liberado entre 25 de maio e o dia 7 de junho. Confira quando receber esta parcela:

Datas para quem recebe benefício até um salário mínimo

Final do Benefício 1 – 25/05 (quarta-feira)
Final do Benefício 2 – 26/05 (quinta-feira)
Final do Benefício 3 – 27/05 (sexta-feira)
Final do Benefício 4 – 30/05 (segunda-feira)
Final do Benefício 5 – 31/05 (terça-feira)
Final do Benefício 6 – 01/06 (quarta-feira)
Final do Benefício 7 – 02/06 (quinta-feira)
Final do Benefício 8 – 03/06 (sexta-feira)
Final do Benefício 9 – 06/06 (segunda-feira)
Final do Benefício 10 – 07/06 (terça-feira)

Quem recebe benefício acima de um salário mínimo

Final do benefício 1 e 6 – 1/06 (quarta-feira)
Final do benefício 2 e 7 – 2/06 (quinta-feira)
Final do benefício 3 e 8 – 3/06 (sexta-feira)
Final do benefício 4 e 9 – 6/06 (segunda-feira)
Final do benefício 5 e 0 – 7/06 (terça-feira)

Leia Também 

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Você pode gostar também
buy cialis online