4 formas de como consultar o 13º salário INSS

Têm direito à esse abono os brasileiros que, durante 2022, são beneficiárias de aposentadorias, auxílios e pensões

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir seu 13º salário para saber quando vão receber e qual será o valor. Esse abono será liberado a partir do dia 25 para cerca de 30,5 milhões segurados, então, veja como consultar o 13º salário INSS.

Como consultar o 13º salário INSS?

A consulta do 13º salário INSS pode ser feita de 4 formas, sendo duas delas através do site oficial do INSS e aplicativo do instituto que foram criados para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo INSS. Quem quer saber como consultar o 13º salário INSS também pode acessar as informações do pagamento pelo telefone e de forma presencial. Assim, confira a seguir como consultar o 13º salário INSS:

Site do INSS

Para quem quer saber como consultar o 13º salário INSS pela internet, a orientação é acessar o site meu.inss.gov.br/#/login e clicar em “Entrar com gov.br” para acessar a plataforma se já tiver cadastro. O mesmo botão pode ser utilizado por aqueles que querem se registrar, basta informar os dados do segurado e criar uma senha e login de acesso.

Como consultar o 13º salário inss
Foto: reprodução/inss

Feito isso, busque pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, onde constará todas as informações sobre o pagamento do benefício de abril, além da primeira parcela do 13º salário INSS que será liberado junto com o benefício previdenciário.

App Meu INSS

Esta é a segunda opção para fazer a consulta pela internet. Neste caso, é necessário fazer download da plataforma em um celular e cadastrar dados como CPF, nome completo, data de nascimento e criar uma senha.

Depois, na tela inicial clique em “Entrar” para acessar à lista de serviços que estão disponíveis no Meu INSS. Assim, procure pelo botão “extrato” para consultar o 13º salário INSS. Desta forma, é possível conferir quando o dinheiro será liberado.

Além da consulta do 13º salário INSS, estão disponível mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS que podem ser realizados à distancia, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Telefone - Central de Atendimento INSS

Quem preferir consultar o 13º salário INSS pelo telefone deve entrar com contato com o número 135, que dá acesso à Central de Atendimento de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. As ligações que forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos, não têm custo. Por sua vez, as ligações feitas por celulares tem o custo é equivalente a uma ligação local.

Atendimento presencial

Quem não tiver acesso à essas ferramentas pode ir até uma das agências do INSS e informar que deseja saber como consultar o 13º salário INSS. O atendimento é feito após agendamento de data e horário junto à agências.

Como consultar o 13º salário inss
Foto: reprodução/valter campanato/agência brasil

Tenha em mãos o CPF e o número do seu benefício que também pode ser solicitado para identificar o cidadão e conferir quando será a liberação do abono, bem como, o valor a ser recebido.

 Leia Também 

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes